terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Piedade Lalanda diz que Açores serão “mais valia” para relatório nacional sobre eliminação de discriminação contra as mulheres


A Secretária Regional da Solidariedade Social considerou que os Açores serão uma “mais valia” para o relatório nacional da Convenção para a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação Contra as Mulheres (CEDAW), das Nações Unidas, uma vez que a Região "tem experiências e resultados a apresentar”.

O relatório, que terá que ser entregue em julho, vai conter informação sobre as medidas desenvolvidas pelo Governo dos Açores e pela Região Autónoma em “matéria de igualdade de oportunidades, de prevenção da violência doméstica e de programas específicos”, sublinhou Piedade Lalanda, que se reuniu segunda-feira ao final da tarde, em Lisboa, com a Secretária de Estado dos Assuntos Parlamentares e da Igualdade.

No caso da prevenção da violência doméstica, a Secretária Regional destacou os programas Impacto e de Reabilitação de Agressores - CONTIGO, sendo que este último já foi replicado em algumas regiões do continente.

“É uma forma diferente de olhar para a violência doméstica, no sentido de esta não se reproduzir nas gerações seguintes”, frisou.

Segundo Piedade Lalanda, o facto de se registar nos Açores um número significativo de denúncias de violência doméstica, “não parece que seja um sinal de que o problema é maior nos Açores, mas antes que o problema tem maior visibilidade na Região, o que é extremamente importante, porque revela que as vítimas de violência têm confiança suficiente para recorrer aos serviços da PSP e têm uma rede integrada que as apoia, uma realidade que não existe no continente”.

Piedade Lalanda considerou que a reunião com a Secretária de Estado dos Assuntos Parlamentares e da Igualdade foi “interessante”, tendo permitido uma “partilha de experiências e de estratégias”.



GaCS

Sem comentários: