terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Piedade Lalanda diz que obras da creche de Vila do Porto devem estar concluídas em julho


A Secretária Regional da Solidariedade Social anunciou hoje que as obras de construção da nova creche de Vila do Porto, em Santa Maria, deverão estar concluídas no próximo mês de julho.
“A valência de creche estará concluída, do ponto de vista do edificado, em julho deste ano e contamos que, a seguir, comece a etapa do equipamento para que os meninos possam começar a frequentar este espaço, que, de certeza, vai ser importante para o desenvolvimento de Vila do Porto ao nível das respostas destinadas à infância”, afirmou Piedade Lalanda, à margem da visita às obras de construção daquela creche.
A Secretária Regional, que afirmou estar “satisfeita” com o andamento das obras, considerou ainda que a futura valência tem uma “dupla função”, ou seja, uma “função social nítida de apoio às famílias” e uma “função cultural de recuperação de um património que estava em ruína”.
Com esta intervenção, acrescentou Piedade Lalanda, o património existente é integrado numa valência social, sendo “extremamente importante para a zona onde está situado, onde já existe a Pousada da Juventude”, cujo edifício também foi recuperado pelo Governo dos Açores.
“É importante que a intervenção social não seja só uma intervenção de raiz. Deve ser, e é essa a nota desta legislatura, uma intervenção de recuperação do edificado, no fundo, trazendo à resposta social um lado da identidade das comunidades, da sua história, do seu património edificado”, frisou.
A nova creche de Vila do Porto terá capacidade para acolher 50 crianças até aos cinco anos de idade, num investimento público superior a 1,1 milhões de euros.
Piedade Lalanda, que também visitou diversas valências sociais em Santa Maria, considerou importante a criação de sinergias entre as instituições de cariz social.
“Estamos numa altura em que, sobretudo, temos que reutilizar ou repensar a utilização dos nossos recursos materiais e humanos e criar o máximo de sinergias possíveis entre as várias valências”, afirmou.


GaCS

Sem comentários: