quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Rodrigo Oliveira destaca atividade das organizações de serviço social na diáspora


O Subsecretário Regional da Presidência para as Relações Externas, Rodrigo Oliveira, afirmou que as organizações de serviço social na diáspora “constituem um exemplo de ação solidária e de responsabilidade partilhada entre diferentes gerações de açorianos e elementos das comunidades emigradas”.

Rodrigo Oliveira, que falava em New Bedford, no âmbito de uma reunião com a Rede Internacional de Organizações de Serviço Social, salientou que o Governo dos Açores, reconhecendo o imenso valor do trabalho desenvolvido, está empenhado numa ação de proximidade com as instituições, em prol da comunidade açoriana residente na costa leste dos Estados Unidos.

No encontro, o Subsecretário Regional, acompanhado pelo Diretor Regional das Comunidades, Paulo Teves, afirmou o compromisso do Governo dos Açores em promover um maior conhecimento mútuo e intensificar a atuação em parceria, muito em particular no que respeita às questões da integração dos emigrantes açorianos e dos regressados.

Nesta reunião, realizada no Consulado Português de New Bedford, particiaram as associações SER-Jobs for Progress, Casa dos Açores da Nova Inglaterra, Immigrant’s Assistance Centre, Catholic Social Services, MAPS – Massachusetts Alliance of Portuguese Speakers, Coastline Elderly Services, Inc e South Coastal Counties Legal Services.

Estas instituições trabalham junto da comunidade açoriana em diversas áreas, desde o aconselhamento jurídico, ao fomento do exercício da cidadania, passando pelo combate à exclusão e à promoção dos direitos na saúde.”

No âmbito da visita às comunidades da costa leste dos Estados Unidos, Rodrigo Oliveira reuniu também com instituições académicas e com o corpo consular português em Boston, New Bedford e Providence, com quem analisou diversas questões de atualidade e interesse para as comunidades açorianas.

Rodrigo Oliveira teve ainda a oportunidade de reunir com associações como o Centro Comunitário Amigos da Terceira, em Pawtucket, e o Portuguese American Civic League, na cidade de Lowell.

Nestas visitas, o Subsecretário Regional inteirou-se do trabalho meritório que estas instituições desempenham na preservação da identidade e costumes açorianos, bem como as diversas valências que dispõem e que, conforme realçou, “para além do convívio e união que promovem entre a comunidade, assumem uma crescente atuação e relevância na área social, como no apoio aos idosos”.

De igual modo, o Subsecretário Regional da Presidência para as Relações Externas exprimiu o seu agrado pela presença de jovens açordescendentes nos órgãos dirigentes das associações, que considerou ser “um sinal positivo e um forte contributo para a continuidade do trabalho desenvolvido”.




GaCS

Sem comentários: