sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Vasco Cordeiro defende necessidade de se "definir um rumo" para a Rádio e Televisão nos Açores


O Presidente do Governo dos Açores, Vasco Cordeiro, considerou hoje “muito útil” a reunião que teve com o presidente do Conselho de Administração da RTP, Alberto da Ponte, salientando que foi possível chegar a um entendimento quanto à necessidade de “definir um rumo para a Rádio e para a Televisão nos Açores”.

“Esse é um dos aspetos que valorizo como conclusão desta reunião, sobretudo pelo trabalho que foi acordado agora da parte do Conselho de Administração da RTP, com a indicação de interlocutores, e da parte do Governo Regional, também com a indicação de interlocutores, quanto ao que deve ser feito, ou seja, que televisão e que rádio pública melhor servem os Açores e, melhor servindo os Açores, melhor servem o país no seu todo”, afirmou Vasco Cordeiro em declarações aos jornalistas na Horta.

O Presidente do Governo salientou que um dos “elementos a ter em conta” neste processo de reflexão é o relatório aprovado pela Assembleia Legislativa, acrescentando que o entendimento do executivo açoriano é que a Região deve ter uma televisão e uma rádio estruturadas para cumprir a função de “servir melhor os Açores” e, dessa forma, “potenciar a identidade regional”.

Vasco Cordeiro defendeu que deve ser encontrada uma “solução com sustentabilidade, duradoura, que sirva os Açores”.

A manutenção da imagem dos Açores na diáspora foi também destacada por Vasco Cordeiro como sendo um aspeto “muito importante” a ter em conta neste processo, salientando que se trata de “um potencial que a rádio e a televisão públicas têm nos Açores e que ainda não está devidamente aproveitado” e que deve ser, por isso, valorizado.

Por outro lado, considerou que “a realidade arquipelágica da Região é, claramente, um aspeto que tem que estar presente nesta reflexão, retirando todas as mais-valias que podem existir das tecnologias que, neste momento, estão à nossa disposição”.

“Para o cumprimento desta função primeira da rádio e televisão públicas nos Açores, que é, desde logo, fomentar a identidade regional, aproximar todas as ilhas, é obviamente necessário que nesta estruturação se tenha em conta esse aspeto”, afirmou.

O Presidente do Governo frisou que, neste processo de definição do futuro da RTP Açores, “há que começar pelo princípio, há que trazer para este processo de definição quais os objetivos, qual a função e o que deve servir a rádio e a televisão públicas na Região”.

“Desta reunião não sai, porque também não era suposto que isso assim acontecesse, a solução para a RTP/Açores, mas devo registar como positiva a abertura da parte do presidente do Conselho de Administração, no sentido de se encontrar este rumo que, da parte do Governo dos Açores, e não é agora, é tão necessário para a rádio e para a televisão públicas nos Açores”, frisou Vasco Cordeiro.


GaCS

Sem comentários: