quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Vice-presidente acusa oposição de “puxar para baixo” em vez de defender os Açores


O Vice-Presidente do Governo acusou hoje alguma oposição de estar mais preocupada em criticar e em “puxar para baixo” do que propriamente em defender os Açores.

A denúncia foi expressa por Sérgio Ávila na Assembleia Legislativa, durante o debate suscitado pela bancada do CDS/PP sobre a situação económica, social e financeira dos Açores.

Sérgio Ávila afirmou que, da parte da oposição, o que a Região "mais precisa é de ideias e de propostas válidas" e não deste “puxar para baixo” que só prejudica a Região.

O Vice-Presidente insurgiu-se designadamente contra aqueles que pretendem “meter no mesmo saco” a realidade das duas regiões autónomas, adiantando que sempre que tentam desmerecer a situação das nossas contas públicas estão a prejudicar os Açores e os Açorianos.

“Os Açores não têm os recursos financeiros que gostariam de ter e que precisam”, afirmou, acrescentando, no entanto, que, apesar de todas as dificuldades, a Região tem razões para ter “orgulho” nas suas contas públicas.

O Vice-Presidente do Governo lembrou, a propósito, que, no final de 2012, o défice orçamental e a dívida pública dos Açores, em relação ao PIB, eram respetivamente 13 e 10 vezes inferiores à do Estado Português.

Por essa razão, adiantou Sérgio Ávila, pode-se dizer que foram “cumpridas integralmente as metas orçamentais, sem desvios e sem qualquer derrapagem” e que, em 2012, os Açores “já não contribuíram” para o défice público do Estado.

O Vice-Presidente do Governo reconheceu que os Açores têm hoje “mais desempregados do que há um ano”, mas lembrou que também é verdade que há um ano a Região tinha "mais desempregados do que a média do país e, neste momento, tem menos desempregados do que a média do país”.

“Há muito a fazer no apoio às empresas e ao emprego e nós estamos cá para assumir essa responsabilidade e para trabalhar intransigentemente por este objetivo”, garantiu Sérgio Ávila.

O governante açoriano admitiu ainda que existem “problemas e dificuldades”, mas sublinhou que os idosos, os desempregados, as famílias e as empresas sabem que têm nos Açores “mais apoios” do que no continente.

Sérgio Ávila adiantou ainda que, apesar de o Estado ter diminuído este ano as verbas da Segurança Social para os Açores, o executivo açoriano tudo fará para “combater o desemprego e apoiar os desempregados que ficam sem subsídio de desemprego por falta de sensibilidade do Governo da República”.



Anexos:
2013.02.21-VPG-DebateSituaçãoRegião.mp3


GaCS

Sem comentários: