segunda-feira, 25 de março de 2013

Geoparque dos Açores tem características únicas a nível mundial, afirma Diretor Regional do Ambiente

O Diretor Regional do Ambiente afirmou hoje, na Horta, que o Geoparque dos Açores, admitido quinta-feira pela UNESCO na Rede Europeia de Geoparques, tem “características únicas” a nível mundial.

Hernâni Jorge, que participava numa conferência de imprensa da Associação GEOAÇORES, na sequência da distinção atribuída pela UNESCO, lembrou que os Açores têm o único geoparque entre os 91 existentes a nível mundial que abrange um arquipélago inteiro.

“Aquela que, à partida, foi uma das principais dificuldades, que foi queremos classificar e afirmar toda a Região – as nove ilhas dos Açores – no contexto do Geoparque, é, neste momento, uma vez alcançado esse objetivo e obtido o reconhecimento internacional, certamente uma mais-valia e um valor acrescentado, tendo em conta o facto de sermos o único geoparque com estas caraterísticas a nível mundial”, sublinhou Hernâni Jorge.

Para o Diretor Regional do Ambiente, foi “mais complexo chegar lá por essa via”, mas agora é necessário “tirar o devido retorno dessa diferenciação" que os Açores souberam "conceber e afirmar" no contexto do Geoparque.

Hernâni Jorge considerou ainda que a inclusão do Geoparque dos Açores na Rede Europeia de Geoparques não pode ser vista como “um ponto de chegada, mas antes como um ponto de partida”, já que a manutenção nesta rede obriga a ter nota positiva na avaliação que será feita pela UNESCO dentro de quatro anos.

“Caber-nos-á, a nós todos, criar as condições para que, ao longo desde quatro anos, afirmemos em definitivo a importância do Geoparque e do património natural e geológico dos Açores no contexto europeu e mundial e que, por essa via, consigamos garantir a sua continuidade e o seu reconhecimento”, frisou.

O Diretor Regional do Ambiente salientou que o Governo dos Açores “atribui uma relevância especial, não só a este reconhecimento mas também aos impactos que esta integração possa obter no desenvolvimento de novos negócios e do empreendedorismo ligado ao turismo nestes domínios”, assegurando que não faltará o “acompanhamento” e o “apoio” com vista à afirmação e à consolidação do Geoparque Açores.

O Geoparque Açores integra 121 geossítios distribuídos pelas nove ilhas, que espelham
a vasta geodiversidade vulcânica do arquipélago, incluindo caldeiras, campos lávicos ou cordilheiras vulcânicas, reportando a uma memória geológica de 10 milhões de anos.



GaCS

Sem comentários: