quarta-feira, 27 de março de 2013

Governo dos Açores promove política harmoniosa de desenvolvimento local e turístico


O Secretário Regional dos Recursos Naturais considerou hoje que o novo Parque de Estacionamento e
a Recuperação de Infraestruturas da Fajã da Caldeira de Santo Cristo, em São Jorge, traduzem a política do Governo dos Açores no sentido de aliar um desenvolvimento local harmonioso à oferta turística na Região.

Numa intervenção proferida após a assinatura do auto de consignação da Empreitada de Recuperação de Infraestruturas da Fajã da Caldeira de Santo à empresa Tecnovia Açores, Luís Neto Viveiros disse que as obras em causa provam que “o desenvolvimento local pode ser, perfeitamente, compatível com a criação de condições que sirvam o setor turístico”.

Na cerimónia que decorreu no EcoMuseu, na freguesia de Norte Grande, e que contou com a presença do Presidente do Governo dos Açores, Vasco Cordeiro, e do Secretário Regional do Turismo, Vítor Fraga, o Secretário Regional dos Recursos Naturais explicou que, com esta empreitada, a Fajã da Caldeira de Santo Cristo vai ficar dotada de uma rede de distribuição de eletricidade e de água.

Por forma a preservar as características tradicionais da Fajã da Caldeira de Santo Cristo, a intervenção contempla a reposição do pavimento em ladrilho de pedra rústico, onde este exista, ou de pavimento de terra batida ou gravilha.

Os trabalhos previstos, com um valor de cerca de 147 mil euros, têm um prazo de execução previsto de 180 dias.

Relativamente ao novo Parque de Estacionamento, no Topo, cuja inauguração foi hoje assinalada, trata-se de uma obra da Secretaria Regional do Turismo e Transportes que representa um investimento de cerca de 107 mil euros.

Os visitantes “contam agora com novas condições, através do parque de estacionamento, onde podem deixar, em maior segurança, as suas viaturas para, depois, prosseguir a sua visita [até à Fajã], utilizando o trilho pedestre da Serra do Topo – Caldeira de Santo Cristo”, disse Neto Viveiros.

A Fajã da Caldeira de Santo Cristo é, além de um lugar apetecível para a prática de atividades e desportos de natureza e mar, como o surf, um dos 57 geossítios classificados como prioritários entre os 121 que integram o Geoparque Açores, que foi na passada semana admitido pela UNESCO na Rede Europeia de Geoparques.




GaCS

Sem comentários: