quinta-feira, 21 de março de 2013

Governo dos Açores vai lançar concurso para arrendar 100 casas a casais jovens


O Presidente do Governo dos Açores anunciou, esta quinta-feira, o lançamento de um concurso para o arrendamento de uma centena de casas a casais jovens açorianos que não dispõem de condições para um empréstimo bancário, devido às restrições impostas pela banca.

“Não se trata de dar uma casa, trata-se de ajudar casais jovens que, não dispondo de condições para um empréstimo bancário, devido às restrições impostas atualmente pela banca, têm, contudo, condições para pagarem uma renda”, afirmou Vasco Cordeiro, no final do debate parlamentar do Plano e Orçamento para 2013 e das Orientações de Médio Prazo 2013-2016.

Segundo o Presidente do Governo, com este concurso em regime de arrendamento com opção de compra, o Executivo Regional está a ajudar casais jovens a “cumprirem o sonho de terem uma casa”, já que a habitação constitui uma área fundamental para a dignidade e estruturação familiar.

Na sua intervenção no final do debate parlamentar, Vasco Cordeiro salientou que as matérias relativas à criação de emprego, ao aumento da competitividade das empresas e da economia e ao apoio social e à Solidariedade Social constituem o núcleo essencial dos documentos previsionais apresentados pelo Governo.

“No que respeita ao primeiro pilar desta estratégia, o Plano de Investimentos articula-se com a Agenda Açoriana para a Criação de Emprego e Competitividade Empresarial”, adiantou o Presidente do Governo, salientando que as medidas que constam desta Agenda têm sido um elemento decisivo na forma como o Governo ajuda as Açorianas e os Açorianos nesta fase de maior urgência.

Das cerca de 60 medidas apresentadas, cerca de 42% já estão em execução, sendo de salientar medidas como o Programa de Incentivo à Inserção do ESTAGIAR L e ESTAGIAR T, o Programa ABC de Aquisição de Competências Básicas ou o Reativar Tecnológico.

Segundo disse, no conjunto destas medidas, denominadas na Agenda como “Medidas de Apoio ao Emprego e à Formação Profissional”, já foram abrangidos cerca de 1.200 Açorianos.

O Presidente do Governo anunciou, por outro lado, que serão lançados este ano dois novos programas – AGIR Indústria e AGIR Agricultura – dirigidos não só a permitir aos jovens a integração em setores da economia que sejam mais produtivos, mas também a dotar o tecido empresarial de quadros qualificados, o que permitirá às empresas crescerem de forma mais confiante e mais sustentável.

“Este é também o tempo em que entrarão em vigor medidas como o aumento do prazo de reembolso dos incentivos do SIDER, o Programa de Apoio ao Redimensionamento Empresarial e o Programa de Reestruturação das Empresas Açorianas”, adiantou.

Vasco Cordeiro garantiu ainda que, até final deste mês, será aprovado o Plano Estratégico para o Empreendedorismo, que visa ajudar a criar um ecossistema favorável à atividade empreendedora, agindo sobre os seus principais setores estruturantes e constituindo, ao mesmo tempo, um importante instrumento para a criação de emprego.




GaCS

Sem comentários: