terça-feira, 30 de abril de 2013

27 zonas balneares dos Açores conquistam 'Bandeira Azul'


As 27 zonas balneares dos Açores que se candidataram este ano ao galardão da Bandeira Azul foram todas aprovadas pelo Júri Internacional deste certificado de qualidade ambiental, que distingue o esforço de diversas entidades para a melhoria do ambiente marinho e costeiro.

A Bandeira Azul é atribuída anualmente às zonas balneares, marinas e portos de recreio que apresentam a sua candidatura e cumprem um conjunto de critérios de natureza ambiental, mas também de segurança e conforto dos utentes e de informação e sensibilização ambiental.

Em Portugal, a organização do Programa Bandeira Azul é da competência da Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), estando a coordenação nos Açores a cargo da Secretaria Regional dos Recursos Naturais, através da Direção Regional dos Assuntos do Mar.

Para as zonas balneares são considerados 27 critérios, dos quais 23 são imperativos e abrangem quatro capítulos, nomeadamente Qualidade da Água, Informação e Educação Ambiental, Gestão Ambiental e Equipamentos, Segurança e Serviços.

No que se refere aos portos de recreio e marinas são tidos em conta 22 critérios, 19 dos quais são imperativos.




GaCS

Sem comentários: