sexta-feira, 19 de abril de 2013

Desafios do Mar vão exigir “atenção especial” do Estado, defende Vasco Cordeiro


O Presidente do Governo dos Açores defendeu hoje que os desafios em relação ao Mar da Região vão exigir uma atenção especial do Estado português, apontando o exemplo da extensão da plataforma continental.

“Temos desafios muito interessantes pela frente, como é o caso da extensão da plataforma continental, que obriga a uma particular atenção a este património”, afirmou Vasco Cordeiro, após ter recebido, em Ponta Delgada, o Comandante da Zona Marítima dos Açores, Contra-Almirante Fernando Manuel de Macedo Pires da Cunha.

Segundo o Presidente do Governo, numa região arquipelágica e que se localiza no meio do Atlântico Norte, o trabalho da Marinha é “importante e meritório”, apesar das circunstâncias com que se tem deparado ao nível dos meios, não apenas na perspetiva das tarefas de socorro, mas também na afirmação da soberania portuguesa no Mar dos Açores.

“Acredito que existe esta consciência e que a ZEE dos Açores, por essa via, reforçará o seu papel no Atlântico Norte, em relação ao potencial que apresenta na comunicação entre continentes”, salientou Vasco Cordeiro, apontando o caso do alargamento do Canal do Panamá, que reforçará o papel dos Açores e a importância do Mar para a Região e para todo o Estado.

Vasco Cordeiro adiantou ainda ser necessária uma consciência muito lúcida em relação às necessidades que este potencial apresenta e ao que é necessário fazer para que os benefícios que decorrem, no caso concreto da extensão da plataforma continental, possam ser, efetivamente, acautelados para os Açores.

“Todos nós compreendemos as circunstâncias atuais com que o Estado se confronta, mas também compreendemos a necessidade de, dentro dos meios disponíveis, se acautelar estes aspetos”, concluiu.



GaCS

Sem comentários: