segunda-feira, 22 de abril de 2013

Luiz Fagundes Duarte enaltece projeto pedagógico multidisciplinar como “exemplo” no combate ao insucesso escolar


Uma “excelente escola” foi a classificação que o Secretário Regional da Educação, Ciência e Cultura, Luiz Fagundes Duarte, atribuiu hoje à Escola Básica e Secundária de Santa Maria, considerando o projeto pedagógico desenvolvido neste estabelecimento de ensino como um exemplo a seguir no combate ao insucesso escolar.

“É um exemplo de como devem funcionar as nossas escolas”, disse Luiz Fagundes Duarte, que também participou numa aula lecionada por docentes de diversas áreas.

“Estive a assistir a uma aula em que estavam professores de várias áreas a falar sobre a mesma matéria e em que eu também falei sobre a utilidade de relacionar conhecimentos”, referiu o Secretário Regional, em declarações no final de uma visita ao estabelecimento de ensino no âmbito da visita estatutária do Governo dos Açores à ilha de Santa Maria.

“É talvez para aí que nós temos que ir, para uma escola de futuro que combata o insucesso escolar, com os professores, numa articulação afetiva, orientadora, com os alunos e também com a direção da escola, a desenvolverem projetos”, afirmou.

Luiz Fagundes Duarte, sem ignorar projetos pedagógicos desenvolvidos noutros estabelecimentos de ensino dos Açores, considerou que “a escola, essencialmente, é um projeto pedagógico e a Escola de Santa Maria deu e está a dar exemplos muito interessantes”.

Nesta escola, segundo o Secretário Regional “há um dinamismo muito forte na relação dos professores com os alunos, sobretudo nas áreas da Física e da Matemática, o que é extremamente curioso”.

Nesse sentido, recordou que, “muito recentemente, quatro alunas de 15 anos da Escola de Santa Maria ganharam um prémio europeu relacionado com o lançamento de satélites e de foguetões”.

Para o Secretário Regional, esta distinção foi possível porque “estão a desenvolver na escola projetos que envolvem várias valências com o mesmo objetivo, ou seja, um projeto destes envolve os professores de Física, de Matemática, de História e de Geografia, o que é um bom exemplo e nos pode levar a pensar em soluções para o insucesso escolar”.




GaCS

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