segunda-feira, 22 de abril de 2013

Obras em caminhos rurais de Santa Maria permitem acesso a abastecimento de água e pastagens


A Secretaria Regional dos Recursos Naturais inaugurou hoje as obras de beneficiação de dois caminhos rurais em Santa Maria, executadas através da Direção Regional dos Recursos Florestais, no montante global de mais de 45 mil euros.

A primeira obra a ser inaugurada foi a construção de dois aquedutos e a pavimentação do Caminho Rural do Monserrate, com uma extensão de 475 metros, que dá acesso a uma área de pastagem de cerca de 33 hectares.

“Importa referir que este caminho rural, para além de permitir o acesso a uma grande área de pastagens, é também o único acesso à Ermida de Monserrate, local de culto religioso e de romarias muito importante para a população mariense”, afirmou Luís Neto Viveiros.

O Secretário Regional inaugurou também, no âmbito da visita estatutária do Governo dos Açores à ilha de Santa Maria, a pavimentação do Caminho Rural do Tanque, com uma extensão de 577 metros, que beneficia uma área de cerca de 4 hectares de pastagens e teve como principal objetivo facilitar o acesso ao posto de abastecimento de água, uma infraestrutura recentemente ampliada pela IROA.

Neste caminho, além da pavimentação, realizaram-se obras de drenagem, foi construída uma valeta em betão, uma caixa de receção de águas pluviais e a sua canalização para a ribeira, assim como um aqueduto.

“Atendendo a que só este caminho dá acesso ao posto de abastecimento de água, o único existente nesta zona da ilha, facilmente se percebe a importância desta obra”, salientou o Secretário Regional, que defendeu a articulação e aproveitamento de sinergias entre departamentos governamentais como modelo a seguir em prol do bem-estar e desenvolvimento das populações.

Em 2013, a Secretaria Regional dos Recursos Naturais, através da Direção Regional dos Recursos Florestais, vai dar continuidade a obras de beneficiação, nomeadamente nos caminhos rurais do Facho (Santo Espírito - Vila do Porto), do Favel Monte Delgado (São Pedro – Vila do Porto) e do Facho de Vila do Porto (Vila do Porto).



GaCS

Sem comentários: