quinta-feira, 18 de abril de 2013

Piedade Lalanda lamenta corte de 12 ME nas transferências da República para a Região


A Secretária Regional da Solidariedade Social considerou hoje estranho que o CDS-PP Açores não se manifeste contra a redução de 12 milhões de euros nas transferências da Segurança Social para a Região, decidida pelo Governo da República.

“A Região perdeu 12 milhões de euros ao nível da Segurança Social, isso não o incomoda minimamente?”, questionou Piedade Lalanda durante um debate na Assembleia Legislativa na sequência de uma declaração política apresentada pelo líder parlamentar do CDS-PP Açores.

A Secretaria Regional lamentou também que o Ministro da Solidariedade e da Segurança Social, Pedro Mota Soares, tenha considerado numa reunião que “o Corvo é como Bragança”, frisando Piedade Lalanda que as duas realidades não são iguais.

“A República, se não sabe devia saber, que numa região arquipelágica temos que ter em todas as ilhas um lar de idosos, uma creche”, afirmou. 

Apesar do corte nos montantes previstos para apoio direto às populações e dos custos acrescidos que resultam da necessidade de multiplicar infraestruturas sociais, Piedade Lalanda rejeitou o recurso a uma política social retrógrada de caráter assistencialista.

“Não é essa a visão do Governo dos Açores”, afirmou a Secretaria Regional, defendendo uma “política social que tende para a autonomização dos beneficiários”, no respeito pela dignidade humana.

“Seja no apoio aos idosos, seja no apoio às crianças, seja no apoio aos jovens, o que se pretende a vários níveis, e posso dar vários exemplos, é criar sistemas de autonomização”, afirmou Piedade Lalanda.



GaCS

Sem comentários: