terça-feira, 30 de abril de 2013

Piedade Lalanda reconhece “capacidade de resposta abrangente” da Casa do Povo do Porto Judeu


A Secretária Regional da Solidariedade Social reconheceu uma “capacidade de resposta bastante abrangente” da Casa do Povo do Porto Judeu, na ilha Terceira, no que se refere ao apoio social “no terreno”.

Piedade Lalanda, que falava aos jornalistas no final de uma visita que realizou na segunda-feira a esta instituição, destacou as valências de apoio à infância e de apoio aos idosos no domicílio e, mais recentemente, as cantinas sociais, área em que tem uma parceria com o Governo dos Açores.

A Secretária Regional salientou a forma como a Casa do Povo reagiu às recentes enxurradas ocorridas na freguesia de Porto Judeu, demonstrando “uma capacidade de resposta oportuna, eficaz e muito presente na vida das famílias afetadas".

Para Piedade Lalanda, a Casa do Povo do Porto Judeu é um parceiro muito importante e “continua a merecer o apoio do Governo”.

A Secretária Regional participou depois numa sessão da Escola de Pais de Alunos com Necessidades Educativas Especiais, que se realizou nas instalações daquela Casa do Povo.

Esta escola é um projeto pioneiro, no qual pais de alunos com diversos tipos e graus de deficiência trocam experiências e recebem apoio especializado para lidar com essas situações de diferença, ignorando preconceitos e potenciando um relacionamento mais harmonioso familiar e socialmente.

“É uma experiência extremamente positiva e gratificante”, afirmou Piedade Lalanda, considerando que a iniciativa deve ser alargada a outras ilhas.

A Secretária Regional, citando o testemunho de uma das mães que frequentam a escola, destacou a importância da troca de experiências para lidar melhor com as situações familiares destes pais, considerando que “o grupo serve, sobretudo, para aprender a ser pai ou mãe”.

Para Piedade Lalanda, este grupo “é um testemunho para a sociedade açoriana” de como, face a discriminações e exclusões destas crianças, “há pais que vão ganhando outra força, outra coragem e outra atitude”.


GaCS

Sem comentários: