segunda-feira, 29 de abril de 2013

Terceirenses vencem fase regional do Concurso Nacional de Leitura


Madalena Pimentel, aluna do 8.º ano da Escola Secundária Jerónimo Emiliano de Andrade, e Vitória Amaral, do 10.º ano da Escola Secundária Vitorino Nemésio, são as representantes do 3.º ciclo e do ensino secundário dos Açores na fase final do Concurso Nacional de Leitura, que se realiza em finais de maio, no continente.

A fase regional do concurso decorreu na passada sexta-feira na Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada, envolvendo 27 alunos de sete escolas dos Açores.

Os alunos do 3.º ciclo do ensino básico prestaram provas sobre os livros 'Permanências', de Judite Jorge, e 'Os da minha rua', de Ondjaki, enquanto as provas dos alunos do secundário versaram sobre 'Ilha Grande Fechada', de Daniel de Sá, e 'As intermitências da Morte', de José Saramago.

As provas foram constituídas por uma parte escrita, com caráter eliminatório, e outra oral, com os cinco alunos de cada ciclo que obtiveram os melhores resultados na parte escrita.

Na prova escrita, os alunos tiveram de responder a questões de resposta aberta e fechada sobre as obras lidas, enquanto na prova oral leram passagens dos livros em estudo, responderam a questões e tiveram ainda de argumentar de forma crítica sobre aquelas obras.

No cômputo das duas provas, obtiveram-se os seguintes resultados:

- 3.º ciclo do ensino básico:

  1.º lugar - Madalena Pimentel (ES Jerónimo Emiliano de Andrade – 8.º ano), 2.º lugar - Ana Rita Ferreira (ES Domingos Rebelo – 8.º ano) e 3.º lugar - André Costa (ES Manuel de Arriaga – 7.º ano).

- Ensino secundário:

  1.º lugar - Vitória Amaral (ES Vitorino Nemésio – 10.º ano), 2.º lugar - Diana Faria (ES Vitorino Nemésio – 11.º ano) e 3.º lugar - Catarina Teixeira (ES Jerónimo Emiliano de Andrade – 10.º ano).




GaCS

Sem comentários: