quarta-feira, 22 de maio de 2013

Açores associam-se à internacionalização de projetos de jovens


A Diretora Regional da Juventude, Pilar Damião, afirmou hoje, em Ponta Delgada, o interesse do Governo dos Açores em associar-se a iniciativas que pretendam promover a internacionalização de projetos açorianos

Este interesse, segundo Pilar Damião, prende-se com “um dos objetivos estratégicos do Governo dos Açores e da Direção Regional da Juventude”, que tem a ver com “a captação de fundos comunitários e a criação de redes entre associações, entre projetos, metodologias e conhecimentos”.

Pilar Damião, que falava na conferência de imprensa da YEP Açores, adiantou que, “além de promover uma maior proximidade e reciprocidade entre as associações açorianas e europeias, estas iniciativas tanto contribuem para uma troca privilegiada de experiências interculturais, como instigam um maior sentido de cidadania europeia”.

A YEP Açores - Youth for European Progress, especializada em consultadoria de financiamento europeu, viu aprovado em fevereiro um projeto, que decorrerá na ilha Terceira, da responsabilidade da Associação Cultural Burra de Milho.

O projeto, subordinado ao tema 'As Indústrias Culturais Criativas', visa explorar o potencial destas indústrias, enquanto promotoras de trabalho, criatividade e iniciativa dos mais jovens.

A Direção Regional da Juventude, de acordo com  Pilar Damião, tem procurado promover a exploração deste tipo de projetos, partilhando o mesmo objetivo da YEP AÇORES no esforço de internacionalização de projetos promovidos por jovens e para jovens.

Neste sentido, a Diretora Regional da Juventude felicitou a YEP Açores pela capacidade que tem tido em captar fundos comunitários para a Região, em geral, e para as associações de jovens, em particular.

“Para além de garantir a sustentabilidade das entidades açorianas ao internacionalizar os projetos já desenvolvidos por estas localmente, a YEP Açores tem proporcionado a participação dos jovens em projetos europeus com o seu know-how, com as suas redes e parcerias”, afirmou.

A YEP AÇORES, criada em dezembro de 2012, apresentou já candidaturas a projetos de 11 entidades açorianas, sendo a Associação Burra de Milho a primeira entidade beneficiária.


GaCS

Sem comentários: