sábado, 25 de maio de 2013

Açores partilham com Cabo Verde experiência em autoavaliação na administração pública

Os Açores acabam de partilhar com Cabo Verde a sua experiência e os resultados que têm alcançado com a aplicação na Região, desde 2006, do sistema de autoavaliação dos serviços da administração regional.

Trata-se da CAF (Common Assessment Framework), uma ferramenta lançada ao nível da União Europeia para melhorar a qualidade da autoavaliação dos serviços públicos, em cuja aplicação os Açores foram pioneiros a nível nacional, o que suscitou o interesse da República de Cabo Verde.

Uma delegação da Direção Regional de Organização e Administração Pública, organismo tutelado pela Vice-Presidência do Governo Regional, Emprego e Competitividade Empresarial, esteve presente no 'Workshop de Lançamento da CAF na Administração Pública de Cabo Verde', a convite da Secretaria de Estado da Administração Pública daquele país lusófono.

Como exemplo das mais-valias da aplicação da CAF nos serviços públicos foi apresentado o caso da própria Direção Regional de Organização e Administração Pública, o primeiro serviço da administração regional dos Açores a alcançar, em 2010, a certificação do seu sistema de gestão da qualidade, recentemente renovado por mais três anos.

A par do evento, teve lugar um encontro com o Secretário de Estado da Administração Pública do Governo da República de Cabo Verde, para, a seu convite, se analisar mais detalhadamente a experiência da CAF na administração regional dos Açores.

A ocasião foi também aproveitada para uma explanação de outros projetos desenvolvidos pelo Governo dos Açores, com destaque para a Rede Integrada de Apoio ao Cidadão (RIAC) e para o Sistema Integrado de Gestão dos Recursos Humanos da Administração Regional dos Açores (SIGRHARA), que têm merecido a atenção e o interessedo Governo da República de Cabo Verde.   




GaCS

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