sexta-feira, 31 de maio de 2013

Açores têm 71 classificações ambientais atribuídas por organismos internacionais

Os Açores possuem 71 classificações ambientais atribuídas por entidades internacionais, entre as quais duas Áreas Património da Humanidade, três Reservas da Biosfera, 13 Áreas RAMSAR, 12 Áreas OSPAR e um Geoparque único no mundo, que abrange todo o arquipélago, além de quase quatro dezenas de zonas integradas na rede Natura 2000.

A excelência da qualidade ambiental dos Açores é reconhecida também por mais de uma dezena de prémios e menções nacionais e internacionais, atribuídos pelas mais conceituadas revistas e organizações da especialidade.

A Secretaria Regional dos Recursos Naturais tem por função promover e implementar a conservação da paisagem, da natureza e da biodiversidade por forma a garantir e reforçar as diversas certificações atribuídas aos Açores.

Esta função compete à Direção Regional do Ambiente que, além da Conservação da Natureza, atua nas áreas dos Recursos Hídricos, Resíduos, Ordenamento do Território e Educação Ambiental.

Para a Secretaria Regional dos Recursos Naturais, a singularidade e a diversidade da paisagem, a par dos valores culturais e sociais do seu povo, são fatores essenciais de satisfação para quem visita as ilhas açorianas, sendo o património natural um dos seus principais elementos identificadores e diferenciadores.

Promover a preservação deste património é também contribuir para a melhoria das condições de vida das populações locais.

Nesse sentido, a implementação das Convenções e Diretivas Comunitárias na Região, a recuperação de habitats, a valorização das espécies endémicas como produto transacionável, o combate às espécies exóticas invasoras, a manutenção e a reabilitação da rede de trilhos pedestres são as principais ações e medidas a tomar nesta legislatura na área da Conservação da Natureza

Até 5 de junho, data em que se assinala o Dia Mundial do Ambiente, a Secretaria Regional dos Recursos Naturais divulga as diferentes áreas de atuação no sentido de responder às necessidades do presente sem comprometer a capacidade de crescimento das gerações futuras.

A RTP-Açores vai exibir três filmes produzidos pela Direção Regional do Ambiente, que podem ser vistos nos dias 3 de junho, às 21h45, 4 de junho, às 22h30, e 5 de junho, às 22h00.




GaCS

Sem comentários: