terça-feira, 21 de maio de 2013

Biblioteca de Ponta Delgada mostra 'Faróis da Estónia através dos tempos'


A Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada inaugura quinta-feira, 23 de maio, a exposição 'Faróis da Estónia através dos tempos', um evento que contará com a presença da Embaixadora da Estónia em Portugal, Marin Mõttus.

Esta mostra, que estará patente até 19 de julho, resulta de uma parceria estabelecida entre a Biblioteca Pública de Ponta Delgada e a Embaixada da Estónia em Portugal, através do seu Consulado na Região Autónoma dos Açores.

A partilha da condição marítima da Estónia e Portugal assume particular pertinência nos Açores, onde a temática dos faróis é recorrente no âmbito da história da navegação.

No contexto europeu, os Açores possui o farol mais ocidental e a Estónia o mais oriental, ambos abrindo portas, indicando caminhos e salvando vidas, ao longo dos tempos, a incontáveis navegantes.

Com a sua diversidade arquitetónica, os faróis da Estónia representam um notável capítulo entre os faróis do mundo.

Apesar de não poderem competir com outros quanto à sua dimensão, destacam-se pela antiguidade e pela variedade dos materiais utilizados.

Quando a International Association of Marine Aids to Navigation and Lighthouse Authorities (IALA) selecionou 100 faróis de todo o mundo como monumentos de arquitetura espetacular, seis faróis da Estónia figuravam na lista elaborada por aquela entidade, os de Kõpu, Suurupi front, Keri, Pakri, Tahkuna e Ruhnu.

A exposição 'Faróis da Estónia através dos tempos', organizada pelos museus Marítimo e de Arquitetura da Estónia, em colaboração com Jaan Vali, apresenta muitas informações e imagens sobre faróis marcantes, a história do seu desenvolvimento e o discurso arquitetónico que marcou os faróis da era modernista e soviética.

Esta  mostra, que será inaugurada pelas 18h00, é complementada com documentos do espólio da Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada sobre o tema.



GaCS

Sem comentários: