segunda-feira, 27 de maio de 2013

Governo dos Açores aprova mais 17 investimentos no âmbito do programa Empreende Jovem

O Vice-Presidente do Governo dos Açores manifestou hoje satisfação com o crescente número de candidaturas ao programa Empreende Jovem, considerando que se trata de uma “consequência esperada, mas ainda assim encorajadora, do lançamento de um conjunto de medidas de combate ao desemprego, uma das quais é essa, visando a criação do próprio emprego”.

“A resposta dos jovens tem sido reveladora do seu espírito empreendedor e da vontade de lutar contra as adversidades”, frisou Sérgio Ávila, salientando que esta crescente adesão constitui também “um sinal claro de que o caminho traçado é o mais adequado e que isso tem sido compreendido pelos açorianos”.

Sérgio Ávila comentava o facto de a comissão de seleção do programa Empreende Jovem ter proposto para aprovação mais 17 projetos, que totalizam um investimento de 2,8 milhões de euros e a criação de 29 novos postos de trabalho.

A estas candidaturas corresponde um incentivo proposto superior a 1,6 milhões de euros, a atribuir sob a forma de incentivo não reembolsável.

Os projetos aprovados no âmbito do sistema de incentivos Empreende Jovem respeitam a candidaturas apresentadas para investimentos a concretizar em todas as ilhas, à exceção das Flores e do Corvo, nas áreas do comércio, serviços e turismo.

Em termos de repartição por ilhas, cinco dos projetos aprovados vão ser desenvolvidos no Pico, com um investimento de 1,1 milhões de euros, prevendo-se a criação de 12 novos postos de trabalho.

Relativamente à ilha de S. Miguel, as quatro candidaturas propostas para aprovação envolvem um investimento de 772 mil euros e propõem a criação de oito novos postos de trabalho.

Para a ilha Terceira, foi aprovada a realização de três novos investimentos, no valor de 74 mil euros e a criação de quatro novos postos de trabalho.

Na ilha do Faial, serão realizados dois projetos, que ascendem a 372 mil euros de investimento e preveem a criação de três novos postos de trabalho.

No que se refere às ilhas de Santa Maria e Graciosa, cada uma com uma candidatura aprovada, prevê-se um investimento de 495 mil euros e a criação de dois novos postos de trabalho.

Sérgio Ávila destacou a transversalidade destas candidaturas a quase todas as ilhas dos Açores, sublinhando que “o bom ritmo a que são analisadas e depois encaminhadas as propostas de aprovação, dá ao Governo a certeza de que está a trabalhar bem e transmite aos jovens empreendedores esperança e confiança no futuro".

O Empreende Jovem, um programa do Governo Regional dos Açores de incentivo à criação do próprio emprego que não tem paralelo no país, registou já 239 candidaturas, representando um volume de investimento previsto de 41,6 milhões de euros e uma intenção de criação de 538 novos postos de trabalho.

“São números que dizem bem do nosso inconformismo e da atitude positiva dos jovens perante a difícil conjuntura, sendo de lamentar, perante esta vontade de puxar os Açores para cima, que haja quem continue sem perceber que só o conseguiremos com uma verdadeira união de esforços", frisou Sérgio Ávila.



GaCS

Sem comentários: