quarta-feira, 22 de maio de 2013

Governo dos Açores aprova projetos de investimento que vão criar mais de 60 postos de trabalho


O Governo dos Açores anunciou hoje a aprovação de quatro projetos de investimento, no âmbito do sistema de incentivos SIDER, que vão permitir a criação de mais de seis dezenas de postos de trabalho em várias ilhas.
A decisão foi tomada no Conselho do Governo que reuniu em Santa Cruz, no âmbito da visita estatutária do Executivo liderado por Vasco Cordeiro à ilha das Flores, que hoje termina.
Aprovados no âmbito do Sistema de Incentivos para o Desenvolvimento Regional dos Açores (SIDER) - Subsistema de Apoio ao Desenvolvimento Estratégico -, estes quatro projetos de investimento ascendem a um valor global de cerca de 30 milhões de euros.
Os projetos referem-se à instalação em diversos edifícios em todos os concelhos dos Açores de painéis solares para produção de energia, com vista ao aumento da produção de energias renováveis no setor elétrico, e à construção de três unidades industriais de fabrico de ‘pellets’ de biomassa nas ilhas de São Miguel, Terceira e Pico.
O incentivo a conceder é de cerca 12 milhões de euros sob a forma de subsídio não reembolsável e de cerca de 4.8 milhões de euros como empréstimo reembolsável.
O Governo dos Açores aprovou ainda a Resolução que procede à nomeação dos representantes no Conselho Estratégico da SDEA – Sociedade para o Desenvolvimento Empresarial dos Açores, tendo em vista a constituição do órgão de consulta e apoio à definição e acompanhamento da estratégia da SDEA.
Os representantes do Governo Regional neste órgão são os diretores regionais de Apoio ao Investimento e à Competitividade Empresarial, do Emprego e Qualificação Profissional, dos Assuntos do Mar, do Turismo, das Obras Públicas, Tecnologia e Comunicações, da Agricultura e Desenvolvimento Rural e das Pescas.
Este órgão conta ainda com cinco elementos propostos pela Câmara do Comércio e Indústria dos Açores (CCIA) e um pela Associação dos Industriais de Construção Civil e Obras Públicas dos Açores (AICOPA), como representantes do setor privado.
Compete ao Conselho Estratégico pronunciar-se sobre a estratégia global da SDEA, apresentando propostas que contribuam para o reforço da competitividade da economia regional.
O Conselho do Governo aprovou, por outro lado, uma outra Resolução que aprova os planos de exploração e dos investimentos a efetuar pela SATA – Gestão de Aeródromos, SA para este ano.
Os planos agora aprovados envolvem um valor global de investimento estimado em mais de 357 mil euros, a concretizar em diversas ilhas, destacando-se as obras de remodelação da Aerogare do Aeródromo do Corvo e a aquisição de equipamento para a torre de controlo do aeródromo da ilha de São Jorge.
Ao nível da exploração, este ano, serão adquiridos também pórticos detetores de metais, o que permitirá reforçar a segurança de pessoas e bens nos aeródromos do Pico, São Jorge, Corvo e Graciosa.
Nesta reunião do Conselho do Governo, o executivo de Vasco Cordeiro decidiu ainda qualificar os poços geotérmicos de injeção de geofluídos no reservatório geotérmico do Vulcão do Fogo.
Esta qualificação enquadra-se na necessidade de maximizar o aproveitamento do campo geotérmico da Ribeira Grande, onde se localizam duas centrais geotérmicas, através da relocalização da zona de injeção do fluido geotérmico.
Foi também aprovada a definição do valor base unitário dos apoios à atividade de treino e competição nos escalões de formação, dos apoios complementares, dos prémios de classificação, subida de divisão e manutenção e do apoio à utilização de atletas formados nos Açores, bem como do número de elementos das comitivas oficiais de cada modalidade e nível competitivo e o número máximo de equipas por divisão ou nível competitivo a serem apoiadas nas épocas desportivas de 2013/2014 e 2014.
A Resolução agora aprovada mantém o valor base unitário dos apoios à atividade de treino e competição dos escalões de formação, num esforço de manutenção da atenção com a atividade desportiva dos jovens, e reduz o número de elementos que integram as comitivas oficiais.


GaCS

Sem comentários: