sábado, 25 de maio de 2013

Governo dos Açores associa-se a acordo para investigação sobre o oceano Atlântico entre a UE, EUA e Canada

O Governo dos Açores associou-se ao acordo firmado sexta-feira entre a União Europeia, os Estados Unidos e o Canadá para uma união de esforços e o reforço da cooperação em torno da investigação sobre o oceano Atlântico.

O acordo, assinado em Galway, na Irlanda, pretende fomentar um alinhamento dos esforços de observação oceânica dos três parceiros, de modo a compreender melhor o espaço Atlântico e a promover a gestão sustentável dos seus recursos.

O Governo dos Açores, através do Subsecretário Regional da Presidência para as Relações Externas, expressou apoio “a esta abordagem renovada", afirmando a sua "disponibilidade em participar no seu desenvolvimento e, acima de tudo, o seu claro compromisso na prossecução e implementação, também ao nível regional, das áreas de cooperação que o acordo identifica”.

Rodrigo Oliveira, em mensagens dirigidas à Comissária Europeia da Investigação, Inovação e Ciência e à Comissária Europeia dos Assuntos Marítimos e das Pescas, bem como ao Secretário de Estado Adjunto e dos Assuntos Europeus e ao Secretário de Estado do Mar, considerou que “a concretização dos objetivos da Estratégia Europeia para a Investigação Marinha e do Plano de Ação para o Atlântico passam também por uma forte vertente transatlântica, envolvendo a cooperação da UE com os Estados Unidos e o Canadá”.

O Governo dos Açores salientou ainda que o acordo “constituirá uma nova fase na cooperação transatlântica, muito em particular nos campos científico, tecnológico e da investigação marinha”.

Nesse sentido, afirmou que “as Regiões Ultraperiféricas da União Europeia - muito em particular aquelas que, como os Açores, se situam no Atlântico Norte - reconhecidas pelo seu papel de 'postos avançados' da Europa no mundo, consideram-se assim parte fundamental e incontornável desta aliança”.

“O arquipélago dos Açores, atendendo não apenas à sua centralidade atlântica, mas também aos meios com que a Região está dotada e ao comprovado trabalho que sido desenvolvido no âmbito da Oceanografia e da cooperação internacional, constitui certamente uma mais-valia na implementação desta aliança de investigação”, acrescenta a mensagem enviada pelo Executivo.

Nesta mensagem, o Governo dos Açores refere ainda que “as ligações históricas e o relacionamento político próximo dos Açores com estados norte-americanos e províncias canadianas, bem como as suas instituições e as vastas comunidades de açorianos e açor-descendentes em diversos pontos da América do Norte, constituirão certamente uma vantagem para Portugal e para a Europa neste capítulo”.

O acordo estabelecido entre a UE, os Estados Unidos e o Canadá reconhece que, em muitas áreas, a investigação sobre o oceano Atlântico será mais eficaz se for coordenada numa base transatlântica.

As áreas identificadas para potencial cooperação ao abrigo do acordo incluem a observação oceânica, a partilha de dados, a interoperabilidade e coordenação das infraestruturas de observação, a gestão sustentável dos recursos oceânicos, a cartografia do fundo do mar e de habitats, a promoção da mobilidade dos investigadores e a identificação e recomendação de futuras prioridades de investigação.



GaCS

Sem comentários: