terça-feira, 28 de maio de 2013

Governo dos Açores promove apresentação do documentário brasileiro Dez Ilhas e Um Mundo

O Governo dos Açores promove a 29, 30 e 31 de maio a apresentação na Região do documentário Dez Ilhas e Um Mundo, numa mostra que decorrerá nas ilhas de São Miguel, Faial e Terceira.

Esta mostra consiste numa série de três documentários, com duração de 15 minutos cada, produzidos pela produtora brasileira TAC Filmes e gravados no Estado de Santa Catarina, no Brasil, e na Região Autónoma dos Açores.

Nestes documentários, cuja produção contou com o apoio da Direção Regional das Comunidades e da RTP-Açores, é narrada a história do povoamento açoriano no Estado de Santa Catarina, sendo divulgadas as tradições e costumes do povo açoriano.

Nos documentários é igualmente abordado o legado dos povoadores açorianos na vivência e na cultura contemporâneas deste estado do sul do Brasil.

As apresentações dos documentários, da autoria de Diego Lara e Flávio Oliveira, contarão com a presença dos respetivos autores.

Paralelamente às exibições, a equipa da produtora TAC Filmes realizará ainda workshops de produção de vídeos e documentários destinados a jovens estudantes das escolas secundárias das Laranjeiras (São Miguel) e Manuel da Arriaga (Faial), bem como da Escola Profissional da Praia da Vitória (Terceira).

A mostra deste documentário sobre Santa Catarina e os Açores, que já foi exibido nos canais RBS TV, filial da Rede Globo, e Globo Internacional, bem como a deslocação à Região dos seus autores, tem o apoio do Governo dos Açores, em colaboração com a produtora brasileira TAC Filmes e o Município de Itajaí, no Estado Santa Catarina.

Com esta iniciativa, o Governo dos Açores pretende promover o conhecimento na Região da riqueza do património cultural açoriano existente no sul do Brasil, nas mais diversas áreas, mais de dois séculos e meio depois da chegada dos povoadores açorianos.

As sessões do documentário Dez Ilhas e Um Mundo decorrem, a 29 de maio, no 9500 Cineclube (Edifício SolMar, Ponta Delgada), a 30 de maio no auditório da Biblioteca e Arquivo Regional João José da Graça, na Horta, e, a 31 de maio, na Academia da Juventude e das Artes da Ilha Terceira.

Estas sessões, que começam sempre às 21h00, são gratuitas e abertas ao público.




GaCS

Sem comentários: