sábado, 25 de maio de 2013

Governo dos Açores promove conferência sobre os 250 anos de povoamento açoriano no Uruguai

O Governo dos Açores promove segunda-feira, 27 de maio, em Ponta Delgada, a conferência '250 anos de Povoamento Açoriano no Uruguai', numa iniciativa do Gabinete do Subsecretário Regional da Presidência para as Relações Externas e da Direção Regional das Comunidades, em parceria com o Centro de Estudos Sociais da Universidade dos Açores.

A conferência, que decorrerá a partir das 17h30, no Anfiteatro C da Universidade dos Açores, terá como oradores do Uruguai a Diretora da Cultura do Município de San Carlos, Alba Rijo Garcia, a Presidente do Centro de Investigações Históricas de San Carlos, Martha Pereira Quintana, e a Vice-Presidente da Casa dos Açores do Uruguai, Alicia Quintana Díaz, além de José Damião Rodrigues, da Universidade dos Açores.
A iniciativa conta ainda com a presença do Subsecretário Regional da Presidência para as Relações Externas, Rodrigo Oliveira, e do Reitor da Universidade dos Açores, Jorge Medeiros, sendo moderada pela Diretora do Centro de Estudos Sociais da Universidade dos Açores, Gilberta Rocha.
A presença açoriana no Uruguai remonta ao ano de 1763, quando o general espanhol D. Pedro de Cevallos, fundou a cidade de San Carlos com um grupo de famílias de açorianos levadas da Vila do Rio Grande.
Esta presença manifesta-se ainda hoje em diversas dimensões socioculturais daquele país da América do Sul e em instituições, como a Casa dos Açores, mas também através de milhares de uruguaios descendentes de açorianos, entre os quais se destacam cinco Chefes de Estado do Uruguai, incluindo o atual Presidente da República, José Mijuca.
Esta iniciativa, assinalando a efeméride dos 250 anos da chegada dos açorianos ao Uruguai, visa promover um maior conhecimento sobre a presença açoriana naquele país, bem como reforçar a relação afetiva e a proximidade entre a comunidade açordescendente existente no Uruguai e a Região Autónoma dos Açores.



GaCS

Sem comentários: