terça-feira, 21 de maio de 2013

Governo dos Açores vai abrir brevemente ao público a Fábrica do Boqueirão, nas Flores


O Secretário Regional da Educação, Cultura e Ciência revelou hoje que a Fábrica do Boqueirão, na ilha das Flores, vai ser aberta ao público em breve, após a realização de obras de restauro, estando em fase de conclusão o seu programa museológico.

“Esta fábrica vai marcar o ponto mais ocidental da história baleeira nos Açores”, frisou Luiz Fagundes Duarte, considerando a iniciativa “interessante”, uma vez que permitirá perceber, ao nível da Região, o percurso da indústria baleeira e a sua importância para a economia dos Açores.

A Fábrica do Boqueirão faz parte do Museu das Flores e integra, segundo o Secretário Regional, um polo histórico, "onde se conta a história da ilha, com objetos que foram recuperados”, e um polo mais moderno, onde se apresenta “a história recente do que era a indústria baleeira, que teve um certo peso na economia da ilha”.

Luiz Fagundes Duarte, que falava no final de uma visita ao Museu das Flores, que integra a Rede de Museus da Região, destacou ainda o facto de este museu guardar, à semelhança de outros nos Açores, “as memórias da ilha”, recordando que “as Flores eram uma das portas de entrada da Região”.

“Era a primeira paragem que tinham antes de chegar ao continente europeu. Esse facto, essa realidade histórica e geográfica, deixou marcas na cultura da ilha e na identidade dos florentinos”, sublinhou.

Para o Secretário Regional, o Museu das Flores “é a ilha no seu conjunto”, sendo que este espaço museológico possui dois núcleos que servem de centros de interpretação, ou seja, não são apenas “um reservatório de objetos, mas de um conjunto de objetos que apontam para uma realidade, que é a ilha”.

Paralelamente, foi hoje inaugurada uma exposição de fotografia, que, segundo o Secretário Regional, “vem abrir a porta e chamar a atenção para um aspeto muito importante da história da ilha das flores, que é a indústria baleeira”.

A exposição, que está patente ao público até finais do verão no Museu das Flores, é composta por 24 fotografias da autoria de António Lopes.



GaCS

Sem comentários: