sexta-feira, 31 de maio de 2013

Governo Regional define como prioritário o combate ao insucesso escolar

O Secretário Regional da Educação, Ciência e Cultura reafirmou hoje, na Vila de Água de Pau, no concelho de Lagoa, que, ao nível da política educativa, “a grande batalha que temos pela frente é, precisamente, a batalha contra o insucesso escolar”.

Luiz Fagundes Duarte, que falava na sessão de abertura do I Seminário Fénix – Açores, um programa experimental destinado a combater o insucesso escolar no 1.º, 2.º e 3º ciclos, destacou que não basta um bom parque escolar, professores qualificados e alunos com boas condições de trabalho para se alcançar sucesso escolar.

Nesse sentido, salientou que já estão a ser implementadas medidas de ordem legislativa, que darão lugar a um documento final que será posto à discussão, visando encontrar soluções para inverter este flagelo nas escolas açorianas.

Os Açores são a região da União Europeia com os piores resultados ao nível do aproveitamento escolar e do abandono precoce, tendo o Secretário Regional defendido que, para contrariar essa situação, são necessárias mudanças nos métodos de trabalho, práticas pedagógicas e até envolvimento afetivo e emocional com os alunos e envolvê-los emocionalmente com a escola.

Luiz Fagundes Duarte admitiu adaptações à realidade de cada escola e de cada criança, com os instrumentos adequados para que os Açores alterem as estatísticas, reduzindo os números negativos do aproveitamento escolar.

Por outro lado, de acordo com o Secretário Regional, está a ser valorizado o papel dos conselhos pedagógicos, aumentada a representatividade dos pais nos conselhos pedagógicos e nas assembleias de escola, envolvendo a assembleia de escola no funcionamento da instituição, na tentativa de se encontrarem soluções para colmatar o problema do insucesso escolar.

Para tal, Luiz Fagundes Duarte mostrou total disponibilidade para as sugestões e contributos de todos, sobretudo daqueles que estão no terreno e lidam diariamente com esta realidade.

O projeto Fénix, em vigor nos Açores apenas há um ano, promete, na perspetiva do Secretário Regional, apresentar resultados animadores, considerando, no entanto, que um programa desta dimensão “não pode ser feito sem a colaboração direta, ativa e empenhada de quem está no terreno”.

“Faremos tudo o que estiver ao nosso alcance para apoiar as escolas que resolvam, por iniciativa própria, empenhadamente participar neste projeto ou noutros que possam contribuir para acabar com esta nossa chaga”, afirmou.

Luís Fagundes Duarte manifestou o desejo de que as quatro escolas dos Açores que estão a desenvolver este projeto se multipliquem "nos próximos anos”, daí a relevância deste programa no combate ao insucesso escolar no arquipélago.

Anexos:
2013.05.31-SRECC-FenixAçores.mp3

GaCS

Sem comentários: