sábado, 25 de maio de 2013

Luís Neto Viveiros diz que papel do Guarda Florestal “é de primordial importância”

O Secretário Regional dos Recursos Naturais destacou hoje a importância do papel dos guardas florestais, na data em que se assinala o Dia Regional do Guarda Florestal, comemorado desde 1997 como agradecimento público pelo esforço e dedicação manifestados na proteção do património florestal e natural.

“Há mais de 50 anos que, nos Açores, com o seu trabalho diário, zelam pela valorização e pela utilização racional destes recursos e, cada vez mais, o papel do Guarda Florestal assume primordial importância na salvaguarda desses valores”, afirma Luís Neto Viveiros, numa mensagem enviada aos mestres e guardas florestais da Região.

"O Guarda Florestal é o primeiro guardião dos recursos florestais e naturais, que fazem da nossa Região um dos locais com as mais belas e harmoniosas paisagens, das quais muito nos orgulhamos”, acrescentou.
.
A colaboração dos guardas e mestres florestais desenvolve-se na construção e beneficiação de caminhos florestais e rurais, na produção de plantas em viveiro, no fomento da arborização no setor público e privado, na gestão e valorização de parques florestais de recreio e na gestão da pastagem baldia.

O apoio à realização das atividades que constam do Plano de Melhoramento Florestal e do Inventário Florestal e nos trabalhos de estudo, recuperação e gestão da atividade cinegética são outras das áreas em que intervêm.

O trabalho dos Guardas Florestais tem sido fundamental para a melhoria do bem-estar das populações e para o desenvolvimento económico, contribuindo também, de um modo significativo, para uma gestão sustentável dos recursos naturais.

A floresta ocupa cerca de 31 por cento do território dos Açores e, além de representar um potencial económico do ponto de vista da exploração sustentada e certificada, constitui-se, através das reservas de recreio, como um espaço privilegiado de lazer e fomento do espírito da proteção dos recursos naturais.




GaCS

Sem comentários: