quarta-feira, 29 de maio de 2013

Luiz Fagundes Duarte afirma necessidade de se definir conjunto de eixos de investigação científica

O Secretário Regional da Educação, Ciência e Cultura considerou hoje, em Angra do Heroísmo, que “é necessário definir-se um conjunto de eixos de investigação científica que sejam estruturantes para o desenvolvimento da Região”.

Luiz Fagundes Duarte, que falava na cerimónia de abertura do XVI Congresso Internacional da Associação de Estudos Mediterrânicos, salientou que essa estratégia visa tornar os Açores mais competitivos, bem como criar “uma massa crítica consistente”.

Um dos eixos de investigação científica, segundo Luiz Fagundes Duarte, será “o das ciências sociais e humanas e, de um modo particular, tudo aquilo que nos ajude a perceber melhor aquilo que somos, de onde vimos e as condições em que aqui chegámos e porque aqui nos mantemos”.

É neste âmbito que, a 7 e 8 de junho, em Ponta Delgada, vão decorrer as jornadas “Ciência nos Açores – que futuro?”, que reunirão cientistas, investigadores, empresas, autarcas, militares e outras entidades, no sentido “de se encontrar ligações úteis entre o conhecimento científico produzido nos Açores e os seus potenciais utilizadores”.

Luiz Fagundes Duarte destacou, a propósito do encontro que hoje começou e que reúne até 1 de junho cerca de 80 especialistas em estudos mediterrânicos, o trabalho desenvolvido pelo Centro de Estudos Gaspar Frutuoso, ligado à Universidade dos Açores.

Anexos:
2013.05.29-SRECC-AssociaçãoEstudosMediterrânicos.mp3

GaCS

Sem comentários: