terça-feira, 28 de maio de 2013

Piedade Lalanda destaca importância das hortas comunitárias

A Secretária Regional da Solidariedade Social considerou hoje que as hortas comunitárias são “uma resposta que vem ao encontro das necessidades" da situação que estamos a viver.

“É importante dar às pessoas uma oportunidade de melhoria da sua qualidade de vida”, afirmou Piedade Lalanda, frisando que a produção de hortícolas pode “contribuir para reduzir custos” e para a valorização dos produtos consumidos.

Piedade Lalanda, que falava na cerimónia de assinatura de um protocolo de cooperação com a Junta de Freguesia dos Ginetes para cedência, a título gratuito, de um terreno para a implementação de hortas comunitárias, considerou a iniciativa “positiva”, uma vez que também permite “reintroduzir na vida das freguesias um espaço de comunidade”.

“Reencontrar o sentido comunitário, por exemplo, numa horta, é também aproximar as pessoas numa atividade comum e até de partilha de experiências”, salientou.

Para a Secretária Regional, as hortas comunitárias podem também contribuir para “reforçar laços de solidariedade local” e recuperar “relações inter-geracionais”.

“A experiência da terra é sempre boa para levar os mais novos a aprender com os mais velhos, levar as crianças a retomar o gosto pela terra e, no fundo, rentabilizar um recurso existente”, sublinhou Piedade Lalanda, para quem a afetividade pela terra deve ser encarada de forma “positiva”, como algo que pode “ajudar a viver melhor”.

O Governo dos Açores, no âmbito da implementação de hortas comunitárias, também celebrou recentemente com a Casa do Povo da Maia um protocolo para a cedência de um lote de terreno.

No ano passado, o executivo açoriano tinha cedido para o mesmo objetivo dois terrenos, sendo um na freguesia da Maia e outro na Lomba de São Pedro.



GaCS

Sem comentários: