quarta-feira, 29 de maio de 2013

Região adquire mais de 12 mil caixas para pescado por ano

O Governo dos Açores, através da Lotaçor, SA, adquiriu nos últimos cinco anos 62 mil caixas para pescado, que faculta a compradores e profissionais da pesca, num valor global de 322 mil euros, o que corresponde, em média, à compra de 12.400 caixas por ano.

Este é um dos serviços disponibilizados ao setor pela empresa que gere a rede de lotas e entrepostos de frio dos Açores, contribuindo, não só para melhores condições no exercício da atividade, como para a sua rentabilidade ao assumir este custo.

A Secretaria Regional dos Recursos Naturais apela, por isso, a todos os utilizadores das caixas de pescado para que façam uma correta utilização e devida devolução das mesmas, por forma a que não se verifique falta destes meios, prejudicando outros pescadores e compradores.

Por outro lado, através da Direção Regional das Pescas e da Lotaçor, SA, estão a ser analisados os termos de utilização futura das caixas de pescado, atualmente facultadas gratuitamente nas lotas dos Açores.

A Lotaçor possui 47 máquinas de gelo dispersas pelos portos e lotas da Região, com uma capacidade de produção diária de 179 toneladas.

Na Lota de Ponta Delgada, onde está implementado o sistema HACCP, que garante todos os procedimentos de higiene, qualidade e segurança alimentar, a central de máquinas de gelo (composta por quatro máquinas) tem uma capacidade de produção diária de 40 toneladas e de 50 toneladas de armazenagem.

No dia 28 de maio, foram utilizadas 23.100 quilos, o que ficou aquém da capacidade instalada, apesar de nenhum comprador ter utilizado gelo próprio.




GaCS

Sem comentários: