quinta-feira, 30 de maio de 2013

Secretaria Regional dos Recursos Naturais e RTP-Açores assinalam Dia do Ambiente com emissão de três filmes

A Secretaria Regional dos Recursos Naturais e a RTP-Açores assinalam o Dia Mundial do Ambiente, que se celebra a 5 de junho, com a exibição de três filmes produzidos pela Direção Regional do Ambiente.

O documentário “Fajãs do Tempo” será emitido a 3 de junho, às 21h45, enquanto o documentário "Assim...poupas mais energia!" será exibido a 4 de junho, às 22h30, concluindo com a exibição de "A natureza dos Açores", a 5 de junho, às 22h00.

O filme “Fajãs do Tempo” é uma ‘viagem’ pelas paisagens e vivências das pessoas das fajãs de São Jorge que demonstra a relação sustentável entre o Homem e a Natureza.

Por seu lado, o filme “Assim… poupas mais energia!” foi produzido com o grupo regional Fala Quem Sabe e, através de personagens regionais e com muito humor, aborda o tema das medidas de poupança energética que cada cidadão pode ter na sua casa.

Quanto ao documentário “A Natureza dos Açores”, trata-se de um pequeno filme incluído no 'kit' escolar Biodiversidade dos Açores, produzido em 2012, e que enquadra a importância da conservação da natureza e do património natural na nossa Região.

A Secretaria Regional dos Recursos Naturais, através da Direção Regional do Ambiente, tem investido na obtenção de recursos multimédia para a promoção de conteúdos ambientais regionais.

Além dos diversos portais temáticos relacionados com as suas áreas de atuação  (Conservação da Natureza, Resíduos, Ordenamento de Território, Recursos Hídricos e Educação Ambiental), o portal SIARAM – Sentir e Interpretar o Ambiente dos Açores, no endereço eletrónico http://siaram.azores.gov.pt/, disponibiliza todos os seus conteúdos multimédia, vídeos, áudios e fotografias.

Este portal está em constante atualização por Paulo Henrique Silva, colaborador da Direção Regional do Ambiente responsável pela recolha e desenvolvimento dos recursos multimédia do projeto e autor dos filmes "Fajãs do Tempo” e “A Natureza dos Açores”, assim como de vários outros documentários disponíveis no portal SIARAM, nomeadamente “Testemunhos da Erupção Submarina do Vulcão dos Capelinhos - 1957/1958” e “Terramoto de 1 de Janeiro de 1980 - Evacuação da fajã da Caldeira de Santo Cristo”.

O portal disponibiliza ainda recursos inéditos, como testemunhos de historiadores e investigadores da Universidade dos Açores, imagens de paisagens e de espécies naturais e endémicas do arquipélago e conteúdos sobre diversos centros de interpretação de conteúdos ambientais da Região.

Alunos, professores, jornalistas ou outros profissionais interessados podem utilizar livremente os conteúdos, vedados para fins comerciais.



GaCS

Sem comentários: