quinta-feira, 30 de maio de 2013

Vasco Cordeiro apresenta a Durão Barroso prioridades para novo Quadro Comunitário de Apoio focadas no emprego e na competitividade da economia

O Presidente do Governo dos Açores apresentou hoje ao Presidente da Comissão Europeia as prioridades da Região para o próximo Quadro Comunitário de Apoio, que deve constituir “uma oportunidade” para a criação de emprego e para o reforço da competitividade da economia regional.

“Em cima da mesa esteve o próximo Quadro Comunitário de Apoio e o grande desafio de o transformar numa oportunidade para reforçar a competitividade da nossa economia, para criar emprego, sobretudo, com uma atenção especial ao emprego jovem”, afirmou Vasco Cordeiro, depois do encontro com Durão Barroso, em Bruxelas.

Depois de salientar a importância que estas matérias assumem para o desenvolvimento da Região, o Presidente do Governo salientou que “não é o facto de os Açores serem uma das Regiões com taxas de desemprego mais baixas que nos deve descansar”.

“Nós continuamos a ter a necessidade de vencer o desafio da criação de emprego, sobretudo de emprego jovem”, defendeu Vasco Cordeiro,  manifestando a preocupação do Governo para “garantir que nenhum jovem sai da escola sem uma oportunidade de poder, através do emprego ou de um programa de formação, ver reforçada a sua qualificação e, por essa via, a sua empregabilidade”.

No final do encontro com Durão Barroso, Vasco Cordeiro adiantou que, ainda no âmbito do próximo Quadro Comunitário de Apoio, é natural que exista um processo negocial que se desenvolverá a nível nacional, mas interessa realçar a alocação específica para as Regiões Ultraperiféricas, que mantém, essencialmente, o montante que existia.

“Isso é tão mais significativo quanto se sabe que existiram propostas que defendiam uma redução muito substancial desse valor, que previam 20 euros por pessoa/ano, quando, neste momento, está consagrado 30 euros/habitante/ano”, disse.

Vasco Cordeiro salientou, por outro lado, que, no âmbito negocial a nível nacional, o facto de os Açores fazerem um boa utilização dos fundos comunitários, já reconhecida por Durão Barroso, é uma matéria que a Região colocará em cima da mesa.

Anexos:



GaCS

Sem comentários: