quinta-feira, 30 de maio de 2013

Vasco Cordeiro destaca prioridade da formação dos jovens em encontro com Comissário Europeu

O Presidente do Governo dos Açores reuniu hoje, em Bruxelas, com o Comissário Europeu para a Política Regional, num encontro em que Vasco Cordeiro assegurou a Johannes Hahn que a qualificação dos jovens, a formação e a empregabilidade serão prioridades da Região no próximo período de programação financeira.

“Tratou-se de um encontro muito útil com o Comissário Europeu para a Política Regional, que permitiu a abordagem de um conjunto de assuntos de grande relevância para os Açores”, salientou Vasco Cordeiro, que participa também hoje na sessão plenária do Comité das Regiões e é recebido, ao fim da tarde, pelo Presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso.

O Presidente do Governo, em declarações aos jornalistas, adiantou que um dos temas analisados na reunião com o Comissário Europeu foi o próximo período de programação financeira, tendo sido possível salientar aspetos importantes para a Região, como os relativos ao reforço da competitividade da economia em áreas que dizem respeito aos recursos tradicionais, mas também em setores com grande potencial, como é o caso do Mar.

Vasco Cordeiro, depois de garantir que uma das grandes prioridades será o combate ao insucesso e ao abandono escolar, assegurou também que o Governo dos Açores pretende utilizar os próximos fundos comunitários para promover a formação ativa e a empregabilidade dos jovens.

“Do ponto de vista de infraestruturas, os Açores, com algumas exceções, já estão numa situação de disporem de boas escolas e, por isso, temos de passar à fase seguinte, definindo como grande objetivo a questão da qualificação dos nossos jovens”, realçou.

Uma terceira componente abordada no encontro com o Comissário Europeu teve a ver com a coesão social, salientou Vasco Cordeiro, para quem a “melhor forma de garantir esta coesão social é através da criação de emprego”.

O Presidente do Executivo adiantou ainda que analisou com Johannes Hahn o Plano de Ação Para as Regiões Ultraperiféricas, uma matéria que os Açores têm acompanhado com muita atenção e cuidado, tendo em conta que pode ser mais um instrumento, dentro do próximo quadro de programação financeira, a salientar os aspetos em que os Açores apresentam potencialidades para o seu próprio desenvolvimento e para o conjunto da União Europeia.

No final do encontro, o Comissário Europeu afirmou ter ficado “muito agradado por ouvir todas as ideias positivas que estão em linha com o nosso entendimento de que como regiões como os Açores podem se desenvolver”.

“Existem certas vantagens que apenas os Açores podem conferir à União Europeia, como é caso das atividades marítimas e económicas, baseadas na localização no meio do Atlântico”, salientou Johannes Hahn.

Anexos:
2013.05.30-PGR-ReuniãoComissárioJohannnesHahn.mp3

GaCS

Sem comentários: