terça-feira, 25 de junho de 2013

Centro Regional de Apoio ao Artesanato promove “workshops” para crianças

O Centro Regional de Apoio ao Artesanato (CRAA) iniciou este mês uma série de "workshops" para crianças dedicados ao artesanato nos Açores, no âmbito de um acordo celebrado entre a Vice-Presidência do Governo Regional e o Colégio do Castanheiro, em Ponta Delgada.

A iniciativa pretende dar a conhecer as artes e os ofícios tradicionais da Região e, consequentemente, valorizar o património etnográfico açoriano junto das mais de 50 crianças, com idades compreendidas entre os 7 e os 11 anos, que vão frequentar os “workshops”.

Estas ações de formação decorrem no Colégio do Castanheiro, sobretudo em ambiente de campo de férias (verão e Natal), pretendendo o CRAA que a aprendizagem, a conceção e a experimentação de todos os processos artísticos e tradicionais característicos dos Açores por parte das crianças possa resultar numa maior consciencialização do valor do artesanato enquanto arte e expressão regional.

O Centro Regional de Apoio ao Artesanato espera ainda com esta iniciativa possibilitar mais um elemento para a definição da orientação educativa e vocacional das crianças,ajudando na identificação dos seus interesses futuros no âmbito da expressão artística ou profissional.

Desde o início deste programa de “workshops” já se realizou um sobre Trapologia, coordenado pela artesã Ana Cristina Nascimento, e outro dedicado à Bijuteria Contemporânea, ministrado pela artesã Sofia Botelho.




GaCS

Sem comentários: