quarta-feira, 19 de junho de 2013

Diretor Regional das Comunidades destaca papel da Casa dos Açores de São Paulo na preservação da identidade cultural açoriana

O Diretor Regional das Comunidades, na recente visita ao Brasil, manifestou satisfação pelo esforço desenvolvido pela Casa dos Açores de São Paulo, sobretudo no que respeita à preservação da identidade cultural açoriana naquele Estado e à divulgação da Região Autónoma dos Açores.

Paulo Teves elogiou o projeto "Açores Quizz", que se encontra em fase final de preparação, uma iniciativa daquela instituição parceira do Governo dos Açores dirigida a diversas escolas da cidade de São Paulo, que tem como objetivo a realização de um concurso sobre a realidade açoriana e atribuirá como prémio ao aluno vencedor uma viagem aos Açores.

Ainda no âmbito da sua visita às comunidades açorianas residentes no Brasil, o Diretor Regional das Comunidades congratulou-se também com a atividade que tem sido desenvolvida pela Casa dos Acores da Ilha de Santa Catarina.

Esse trabalho, segundo Paulo Teves, tem demonstrado excelentes resultados no resgate do património material e imaterial de origem açoriana existente naquele estado do Sul do Brasil há mais de 250 anos.

Numa visita ao Bairro de Sambaqui, na ilha de Santa Catarina, Paulo Teves realçou a presença açoriana nas diversas manifestações culturais desta ilha, bem como o sentimento de orgulho patente em todo o legado cultural açoriano existente pelo mundo fora desde o século XVII.

Nas reuniões mantidas com o Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina, a Prefeitura de Florianópolis e o Núcleo de Estudos Açorianos e Fundação Catanirense de Cultura, o Diretor Regional manifestou a disponibilidade do Governo dos Açores para o aproveitamento de sinergias entre os diversos parceiros na consolidação da Açorianidade em Santa Catarina, no sentido de maximizar recursos e promover uma maior abrangência de ações na divulgação da Região Autónoma dos Açores nas mais diversas áreas.

O Diretor Regional das Comunidades reuniu-se também com a direção da Casa dos Açores do Rio de Janeiro, com quem abordou os principais  desafios daquela comunidade, bem como os projetos desenvolvidos pela instituição, dos quais se destaca a iniciativa inédita "Azores Fest Band", que tem reunido centenas de jovens em torno da música.

Ainda neste estado brasileiro, Paulo Teves visitou as Irmandades do Espírito Santo de Vila Isabel, que completou em abril 100 anos de existência, e de Catumbi. tendo elogiado em ambos os locais a forma muito ativa e transversal como ali se manifesta a Açorianidade.

O Diretor Regional das Comunidades deslocou-se igualmente, no início desta semana, ao Uruguai, onde reuniu com diversas entidades da comunidade açor descendente, nomeadamente com a Casa dos Açores do Uruguai, com a comunidade de descendentes açorianos, incluindo um encontro com grupos de dança, teatro e escola de português, e  com o Alcaide do Município de San Carlos.




GaCS

Sem comentários: