sexta-feira, 21 de junho de 2013

Diretor Regional das Comunidades destaca respeito pela herança cultural açoriana no Uruguai

O Diretor Regional das Comunidades elogiou a forma como tem sido respeitada e homenageada a história do povo açoriano no Uruguai, não só através das iniciativas promovidas pela Casa dos Açores, mas também pelos responsáveis políticos deste país da América do Sul.

Paulo Teves, na reunião que teve com o Alcalde da cidade de San Carlos, Gregorio Quintana, e outros membros do executivo camarário, destacou o papel preponderante que este órgão local tem desempenhado na preservação da herança cultural açoriana, que remonta aos fundadores da cidade.

Por outro lado, no encontro com a comunidade açor descendente de San Carlos, que decorreu na Casa dos Açores do Uruguai, o Diretor Regional das Comunidades salientou que “a Açorianidade é uma constante presença nesta comunidade através das diversas manifestações culturais".

"É um motivo de orgulho para a Região Autónoma dos Açores ter uma comunidade tão distante geograficamente mas tão perto na afetividade”, afirmou Paulo Teves.

Nesse sentido, considerou que “comemorar 250 anos de presença açoriana neste país faz parte, indiscutivelmente, da história do nosso povo e da nossa Região”.

“O papel do Governo dos Açores é corresponder à dinâmica das suas comunidades, contribuindo para uma maior afirmação da nossa dimensão arquipelágica no mundo”, acrescentou.

Esta questão esteve também presente na visita que Paulo Teves fez às comunidades açorianas residentes no Brasil, tendo destacado, em Salvador, no estado brasileiro da Baía, o papel desempenhado pela Quinta Portuguesa e pelo Gabinete Português de Leitura, instituição fundada em 1863, atualmente presidida pelo açoriano Manuel Bernardino da Silva.

O Gabinete Português de Leitura é uma instituição cultural, literária e de estudos lusófonos onde funciona uma biblioteca e o Centro de Estudos Portugueses Casa Fernando Pessoa, sendo um dos centros culturais mais ativos de Salvador, na Baía.

A Quinta Portuguesa, um espaço de lazer criado em 1982, é um dos grandes marcos na história da Real Sociedade Portuguesa de Beneficência Dezasseis de Setembro.

O Diretor Regional das Comunidades terminou hoje a sua deslocação às comunidades açorianas na América do Sul com um encontro no Hospital Português da Baía, instituição criada em 1866 e atualmente presidida por Orlando Sousa da Silva, cujos pais eram naturais da ilha Graciosa.




GaCS

Sem comentários: