quarta-feira, 26 de junho de 2013

Governo dos Açores atribui mais de 300 mil euros para manutenção da cultura da vinha do Pico

A Secretaria Regional dos Recursos Naturais já atribuiu 307.619 euros em apoios financeiros a projetos apresentados este ano para a manutenção da paisagem da cultura tradicional da vinha do Pico em currais.

As portarias, já publicadas, abrangem 184 beneficiários, encontrando-se ainda em análise mais 13 candidaturas também referentes a este ano, no valor total de 36.635 euros.

Os contratos de manutenção em vigor abrangem uma área total de cerca de 150 hectares, a que se somarão os quase 50 hectares de vinha que se encontram em reabilitação ou com contratos de reabilitação já assinados.

Só este ano, no conjunto dos sistemas de incentivos para a Paisagem da Cultura da Vinha do Pico, o Governo dos Açores propõe-se investir cerca de 800 mil euros.

Paralelamente, a Secretaria Regional dos Recursos Naturais, através da Direção Regional do Ambiente, está a concluir o processo de avaliação do Plano de Ordenamento da Paisagem Protegida da Cultura da Vinha do Pico.

Esta paisagem protegida é considerada um dos polos de desenvolvimento económico e social da ilha Pico e dos Açores, pretendendo-se proceder à revisão do Plano de Ordenamento com o objetivo de potenciar a adesão à manutenção e reabilitação da vinha nesta área classificada como Património Mundial e na respetiva ‘zona tampão’.




GaCS

Sem comentários: