terça-feira, 18 de junho de 2013

Governo dos Açores lança concurso para intervenção na Estrada Regional no Porto Judeu

O Secretário Regional do Turismo e Transportes anunciou hoje que o Governo dos Açores vai lançar na quarta-feira, 19 de junho, um concurso para a realização de obras no Porto Judeu, na sequência do mau tempo verificado no passado mês de março.

Vítor Fraga, que hoje visitou o local, revelou que a intervenção prevê a reposição dos muros de contenção da estrada em zona de aterro e o reperfilamento e repavimentação do ramal da Estrada Regional (ER) N.º 1-1ª, mas também o reforço da ponte sobre esta estrada na Boca da Ribeira, com a construção de muros-ala em betão simples, e ensoleiramento geral do leito da ribeira, numa extensão de 30 metros para jusante e montante da passagem hidráulica.

A obra nesta ponte irá permitir a redução da energia do caudal e impor um escoamento sem turbulência.

O Governo dos Açores dá assim seguimento à solução indicada pelo Laboratório Regional de Engenharia Civil, com vista ao reforço das condições de segurança naquela estrada e, consequentemente, da própria freguesia.

As obras, que deverão começar, o mais tardar, em setembro próximo, estão orçadas em cerca de 750 mil euros e terão um prazo de execução de quatro meses.

Em declarações aos jornalistas no final da visita, Vítor Fraga salientou que “no fundo, aquilo que se pretende é criar condições para a melhoria das vias regionais", na sequência das intempéries registadas em março.

O Secretário Regional frisou ainda que “o Governo dos Açores tem como base da sua atuação definir as suas prioridades”, acrescentando que esta é “uma obra prioritária”.

Vítor Fraga lembrou que o Governo dos Açores e os Açorianos estão “habituados a ultrapassar todas as dificuldades" que lhes são colocadas.

"Esta é a prova, mais uma vez, que, mesmo com as dificuldades impostas pelo Governo da República, vamos avançar com a obra e vamos criar condições para que estas populações estejam em maior segurança e possam viver melhor aqui na sua terra”, afirmou.

Anexos:


GaCS

Sem comentários: