quinta-feira, 20 de junho de 2013

Governo dos Açores lança programa de combate ao insucesso escolar no próximo ano letivo

O Presidente do Governo dos Açores anunciou hoje que vai arrancar, no próximo ano letivo, um programa de formação e acompanhamento dos professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico, que se integra na estratégia do Executivo Regional de combate ao insucesso escolar.

“Pretende-se com este novo programa que os alunos tenham uma melhor resposta e a mais adequada possível às suas necessidades e potencialidades para que, por essa via, se possa também combater o insucesso escolar”, afirmou Vasco Cordeiro.

O Presidente do Governo falava após ter visitado as obras de grande reparação da Escola Básica e Integrada da Horta, um investimento de cerca de oito milhões de euros que ficará concluído em março do próximo ano.

O Programa de Formação e Acompanhamento Pedagógico aos Docentes do Primeiro Ciclo do Ensino Básico, coordenado pela Direção Regional da Educação, será implementado no terreno por uma equipa de 10 docentes, cuja formação abrange o ensino básico e o ensino secundário.

No final da visita às obras, o Presidente do Executivo Regional salientou que este investimento público integra-se no “esforço que o Governo dos Açores tem feito para dotar o sistema educativo de boas escolas para que, por essa via, também existam condições para o sucesso educativo”.

“Mas a estratégia do Governo para a Educação não se esgota apenas na componente de infraestruturas”, assegurou Vasco Cordeiro, recordando que, na década 2001/2011, os Açores foram a Região que mais diminuiu a taxa de abandono escolar, apesar de ser necessário continuar a trabalhar nesta área.

De acordo com Vasco Cordeiro, a grande reparação em curso vai “mudar por completo a face” da Escola Básica da Horta, quer do ponto de vista da requalificação de edifícios que já existiam, quer pela construção de novos edifícios.

“Há uma segunda fase que se seguirá e que tem a ver com as instalações desportivas. A atual obra está em fase de conclusão e estima-se que, em março de 2014, esteja concluída para que possa servir a população estudantil do Faial no ano letivo 2014/2015”, concluiu Vasco Cordeiro.

Com capacidade total para cerca de sete centenas de alunos, a escola será composta por vários blocos, todos ligados entre si, disponibilizando, ao nível do ensino artístico, quatro salas de Educação Visual e Tecnológica, uma sala de orquestra, nove salas individuais de instrumentos musicais e três salas de iniciação ao Ballet.

Anexos:
2013.06.20-PGR-CombateInsucessoEscolar.mp3

GaCS

Sem comentários: