quinta-feira, 20 de junho de 2013

Livro "As Ilhas Desconhecidas" pode integrar leituras obrigatórias nas escolas dos Açores, afirma Luiz Fagundes Duarte

O Secretário Regional da Educação, Ciência e Cultura, Luiz Fagundes Duarte, admitiu hoje que “faz todo o sentido” que o livro “As Ilhas Desconhecidas”, de Raul Brandão, deva integrar o plano de leituras obrigatórias nas escolas dos Açores.

Luiz Fagundes Duarte, que falava na cerimónia de inauguração da exposição fotográfica “As Ilhas Desconhecidas – Notas e paisagens”, da autoria de Jorge Barros, baseada na obra de Raul Brandão, destacou o facto de que esse conhecimento “é fundamental para percebermos o que é isso de sermos açorianos”.

O Secretário Regional realçou, neste sentido, a capacidade de pessoas como Jorge Barros de “transformar as palavras em imagens” e a possibilidade de se fazer, por este meio, a releitura de autores como Vitorino Nemésio, Natália Correia ou Gaspar Frutuoso.

A abertura da exposição, que estará patente ao público no Palácio dos Capitães-Generais até novembro, contou com uma palestra de Teotónio Machado Pires, antigo Reitor da Universidade dos Açores.

O trabalho fotográfico de Jorge Barros, que suporta a obra e a exposição agora inaugurada, decorreu de 2008 a 2011 nos arquipélagos dos Açores e da Madeira, de acordo com a viagem que Raul Brandão efetuou, em 1924, às ilhas atlânticas.

Anexos:
2013.06.20-SRECC-InauguraçãoExposiçãoIlhasDesconhecidas.mp3


GaCS

Sem comentários: