quinta-feira, 20 de junho de 2013

LREC convida o público a visitar na sexta-feira a Unidade Laboratorial de Geotecnia

O Laboratório Regional de Engenharia Civil (LREC), em Ponta Delgada, promove sexta-feira, 21 de junho, o segundo Open Lab, abrindo novamente as suas portas ao público.

Depois de o primeiro Open Lab, realizado a 14 de junho, ter permitido ao público visitar a Unidade Laboratorial de Materiais Betuminosos (ULMB), o segundo abrirá as portas da Unidade Laboratorial de Geotecnia (ULG), que tem como principal atividade a realização de ensaios laboratoriais e de campo na área da Geotecnia, nomeadamente na caracterização de solos e agregados.

Os serviços prestados pela ULG, que têm como destinatários donos de obra e projetistas, visam a caracterização dos materiais de fundação de estruturas existentes ou a construir.

Esta caracterização permite avaliar a possibilidade de reutilização ou de melhoria do seu desempenho.

Em fase de obra, por solicitação da fiscalização ou do empreiteiro, a ULG pode intervir para controlar o modo de aplicação destes materiais de fundação.

No que respeita aos agregados, a ULG realiza a maioria dos ensaios de caraterização geométrica, física e mecânica, necessários para a marcação CE.

Esta caracterização é feita para avaliar a adequabilidade da utilização destes produtos de construção endógenos, quer como material de construção por si mesmo, quer como matéria-prima na produção de outros materiais, como o betão armado e as misturas betuminosas, entre outros.

A ULG dedica-se também à investigação aplicada às especificidades regionais, nomeadamente à caraterização dos materiais existentes no arquipélago, como Piroclastos Traquíticos (Pedra Pomes), Basálticos (Bagacinas) e diversos solos. 




GaCS

Sem comentários: