quarta-feira, 26 de junho de 2013

Projeto Crianças ao Centro levou 850 alunos ao Centro de Monitorização e Investigação das Furnas

A Secretaria Regional dos Recursos Naturais, através do Parque Natural de São Miguel, implementou um projeto-piloto com o apoio da Direção Regional da Educação e de uma empresa de transporte coletivo de passageiros que possibilitou a 850 alunos visitarem o Centro de Monitorização e Investigação das Furnas.

O projeto Crianças ao Centro visou premiar as Eco-Escolas do 1.º, 2.º e 3.º ciclo e do secundário da ilha de São Miguel, tendo 48 por cento destes visitantes sido crianças com idades entre os 6 e os 10 anos.

Esta iniciativa, que decorreu desde abril e envolveu também cerca de uma centena de professores, formadores e auxiliares, insere-se na implementação dos planos educativos dos Centros Ambientais e sintetiza a oferta educativa ambiental que a Secretaria Regional dos Recursos Naturais faculta nos Açores, através dos Parques Naturais de Ilha.

No caso concreto deste projeto experimental, além de fomentar a adesão dos estabelecimentos de ensino ao galardão Eco-Escola, permitiu ainda aos alunos descobrir “in loco” as especificidades de áreas classificadas.

O Eco-Escolas é um programa internacional da Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) que pretende encorajar ações e reconhecer o trabalho desenvolvido pelo estabelecimento do ensino no âmbito da Educação Ambiental, fornecendo fundamentalmente metodologia, formação, materiais pedagógicos, apoio e enquadramento ao trabalho desenvolvido pela escola.



GaCS

Sem comentários: