sexta-feira, 28 de junho de 2013

Vítor Fraga desafia construção civil para que utilize materiais açorianos

O Secretário Regional do Turismo e Transportes lançou hoje, em Ponta Delgada, um desafio para que “as empresas e os profissionais da área [da construção civil] possam apresentar novos produtos” para este setor.

Vítor Fraga, na intervenção que proferiu na abertura da reunião do Conselho Regional de Obras Públicas, onde foi apresentado o Catálogo de Materiais Endógenos ou produzidos e transformados na Região, sublinhou que “este documento é mais um contributo para o incremento do uso dos materiais produzidos ou transformados nos Açores, através da sua inclusão nos programas-base de projetos e cadernos de encargos de obras públicas e privadas”.

Desta forma, segundo o Secretário Regional, pretende-se promover “uma utilização mais intensiva daqueles materiais, potenciando a dinâmica das empresas regionais e criando valor na fileira da construção”.

Vítor Fraga alertou, no entanto, que esta medida “só será viável se existir um esforço para corresponder às expetativas e, por outro lado, se as empresas inovarem nos produtos que incorporem matéria-prima existente nos Açores”.

O Secretário Regional assegurou que, da parte do Governo, existe “todo o interesse" em ser parceiro e, para tal, afirmou que o Laboratório Regional de Engenharia Civil está à disposição "para colaborar na definição dos novos produtos”.

O Governo dos Açores, segundo Vítor Fraga, assume-se declaradamente como “um parceiro das empresas regionais nesta empreitada de contribuir para reabilitar o setor da construção civil, adaptando-o às circunstâncias dos novos tempos”.


Anexos:


GaCS

Sem comentários: