quarta-feira, 24 de julho de 2013

Criação de sinergias é “condição essencial” para que os Açores vençam os desafios, afirma Vasco Cordeiro

O Presidente do Governo salientou hoje que a criação de sinergias entre as diversas entidades públicas constitui uma “condição essencial” para que seja possível às comunidades ultrapassarem, com sucesso, os desafios impostos pela atual conjuntura.

“Isso é condição essencial para que estes desafios possam ser vencidos. Nas circunstâncias em vivemos, o caminho para que os possamos ultrapassar passa em muito pela capacidade de criação destas sinergias e de recolha de contributos de muitos para construir as áreas essenciais para a satisfação das nossas necessidades coletivas”, afirmou Vasco Cordeiro.

O Presidente do Governo falava na apresentação do Plano de Desenvolvimento Económico e Social da Zona Oeste da Ilha Terceira (Oeste+), que envolve as freguesias das Cinco Ribeiras, Doze Ribeiras, Santa Bárbara e Serreta, num total de 2.826 habitantes.

Os promotores deste projeto pretendem dotar e projetar a Zona Oeste da Ilha Terceira nos campos económico, de emprego e de crescimento, através de uma participação pró-ativa de todos os agentes, quer sejam entidades oficiais, empresariais, sociais, juvenis e culturais.

Na cerimónia da apresentação da iniciativa, Vasco Cordeiro realçou o facto de o “Oeste +” ter os seus alicerces assentes na criação de sinergias a estabelecer entre as diversas entidades, o que constitui “um sinal claro da lucidez com que se encaram os desafios do momento presente”.

Relativamente às valências sociais que são referenciadas neste projeto, Vasco Cordeiro assegurou que se trata de uma componente e de uma preocupação com a qual o Governo dos Açores se identifica.

“Se é certo que, em qualquer circunstância, esse tipo de preocupação é necessária e constante, nas atuais, é imprescindível”, defendeu o Presidente do Governo, para quem a consciência quanto à necessidade de fortalecimento deste vetor é algo, efetivamente, com que o Governo se identifica.

“O facto de esta iniciativa congregar várias entidades e chamar à participação diversos intervenientes de diversa natureza, leva à criação de comunidades mais fortes, o que é fundamental para que possam ter melhor futuro”, concluiu Vasco Cordeiro.


Anexos:
2013.07.24-PGR-ApresentaçãoOeste+.mp3

GaCS

Sem comentários: