terça-feira, 30 de julho de 2013

Governo dos Açores vai avançar com obras no lar de idosos da Piedade, no Pico

A Secretária Regional da Solidariedade Social anunciou hoje que o Governo dos Açores vai avançar com as obras de requalificação e ampliação do Lar de Idosos da Piedade da Santa Casa da Misericórdia das Lajes do Pico.

Piedade Lalanda, que visitou hoje a instituição, salientou que este investimento integra a carta regional de obras públicas e visa “aumentar a oferta em vagas de lar neste concelho”, bem como “melhorar as instalações deste equipamento”.

“O Governo dos Açores tem vindo a apostar no apoio ao domicílio, na criação de centros de dia e de noite, reforçando a manutenção dos idosos em contexto familiar”, disse.

Nesse sentido, a governante recordou a iniciativa que arrancará no dia 1 de Agosto, em São Miguel, que visa apoiar as famílias que têm ao seu cuidado idosos ou pessoas dependentes.

“Os cuidadores informais merecem ser reconhecidos socialmente como elementos fundamentais, uma vez que contribuem para a manutenção dos idosos ou dependentes em ambiente familiar”, afirmou Piedade Lalanda.

Para a governante, “quando a família não tem capacidade de resposta, então é necessário garantir o bem-estar dos mais velhos em residências ou lares, que devem ser encarados como um recurso alternativo”.

Piedade Lalanda lembrou que “os lares deverão dar uma resposta de qualidade ao nível afetivo e técnico nos cuidados prestados, facilitando o acesso e a comunicação entre as famílias e os idosos que, pelo facto de estarem institucionalizados, não devem ser esquecidos ”.

A Secretária Regional da Solidariedade Social aproveitou ainda para visitar a obra de construção da creche e ATL da Santa Casa da Misericórdia de São Roque do Pico.


Anexos:
30.07.2013- SRSS-VisitaLarPiedade.MP3

GaCS

Sem comentários: