sexta-feira, 19 de julho de 2013

Intervenção do Secretário Regional da Educação, Ciência e Cultura

Texto integral da intervenção do Secretário Regional da Educação, Ciência e Cultura, Luiz Fagundes Duarte, proferida hoje, no encerramento da Reunião para a Estratégia Especialização Inteligente na Região Autónoma dos Açores:

“A Secretaria Regional da Educação Ciência e Cultura saúda esta iniciativa que marca mais um avanço na elaboração da estratégia regional de Especialização Inteligente.

Enquanto parceiros ativos nos trabalhos que estão a ser desenvolvidos, temos contribuído com os conhecimentos técnicos e a vontade política deste departamento para a elaboração de uma estratégia coincidente com os princípios do Horizonte 2020.

Em linha com as orientações comunitárias, entendemos que a Investigação Cientifica e a sua relação com os atores do Sistema Cientifico e Tecnológico Regional, entre os quais a Universidade dos Açores, as empresas e os Centros de Investigação, devem ser orientadas para um conhecimento inteligente, baseado na inovação e conhecimento; um crescimento sustentável que promova a valorização e preservação dos nossos recursos endógenos; e um crescimento inclusivo, que se reflita na melhoria da qualidade de vida dos nossos concidadãos.

Queremos incentivar uma colaboração estreita entre a Investigação e Inovação Regionais,  as empresas e os empreendedores, de modo a aumentar o valor acrescentado dos nossos produtos e serviços, garantindo, em simultâneo, uma utilização sustentável dos mesmos.

Esta Estratégia – importante instrumento de política pública com vista a responder aos desafios societais do nosso tempo – deve ser baseada na excelência, em critérios claros e com a colaboração de todos os atores relevantes desta área, sempre com o objetivo de haver um retorno claro para a região, quer no imediato, quer para as gerações futuras.

As atuais circunstâncias exigem de todos nós, governo, instituições, empresas e sociedade uma resposta “inteligente” aos novos desafios, contribuindo este documento para que os responsáveis políticos também possam decidir com base em conhecimento cientifico.

Por último, gostaria de realçar o trabalho conjunto de diversos departamentos do XI Governo dos Açores nesta matéria, incluindo a Sociedade de Desenvolvimento Empresarial dos Açores, o que nos convoca a uma colaboração próxima e multidisclipnar, que além de enriquecer este instrumento de política pública, marca um paradigma de colaboração institucional a aprofundar no futuro. De facto, os desafios que enfrentamos têm uma ordem de complexidade que o trabalho individual de um só departamento é muitas vezes insuficiente, pelo que devemos explorar estas relações institucionais, com vista a garantir soluções abrangentes e eficazes.

Termino com a convicção que uma região com a qualidade dos nossos recursos, com o aumento consistente de novos empreendedores, com a nossa cultura de sustentabilidade e com a massa critica que possuímos no Sistema Cientifico e Tecnológico Regional, tem todas as condições para crescer de forma inteligente, sustentável e inclusiva.”




GaCS

Sem comentários: