quinta-feira, 18 de julho de 2013

Vasco Cordeiro reafirma urgência da definição do futuro da RTP e RDP Açores

O Presidente do Governo dos Açores reuniu-se hoje com o Ministro-Adjunto e do Desenvolvimento Regional, a quem manifestou a sua preocupação sobre o futuro do serviço público de rádio e televisão na Região e solicitou uma definição urgente sobre esta matéria.

“É uma matéria que nos preocupa e que já se prolonga há algum tempo. O que tive oportunidade de transmitir é a urgência de se definir uma solução que garanta, não apenas a existência deste serviço, mas, sobretudo, o aproveitamento do seu potencial como fator de coesão regional nos Açores e de projeção da Região na diáspora”, afirmou Vasco Cordeiro.

Após o encontro com Miguel Poiares Maduro, em Lisboa, o Presidente do Governo recordou que têm sido colocados em cima da mesa vários modelos para a RTP e RDP na Região e que, da parte do Governo dos Açores, há uma proposta concreta para garantir o objetivo de os Açores terem uma televisão e uma rádio que cumpram o seu papel, com uma garantia de futuro para o desenvolvimento da sua missão.

“Pelo que me foi dado a perceber, o senhor Ministro está consciente da urgência da definição de uma solução, porque a atual situação da RTP e na RDP nos Açores obrigam a que esta definição seja feita com a maior celeridade possível”, adiantou Vasco Cordeiro aos jornalistas.

Vasco Cordeiro, após o encontro onde os fundos comunitários foi outro dos temas abordados, salientou, nesta matéria, o percurso que os Açores têm feito tanto ao nível da boa execução, mas também do bom aproveitamento destes recursos financeiros.

Como objetivos para o período de perspetivas financeiras 2014-2020, Vasco Cordeiro salientou as questões relativas ao fortalecimento da competitividade da economia e do reforço da qualificação dos recursos humanos, para que, por essa via, os Açores possam ter, cada vez mais, uma economia que caminhe para o conhecimento e para a inovação.

O Presidente do Governo realçou a necessidade de aproveitar o próximo Quadro Comunitário de Apoio para tornar os Açores mais fortes, a economia mais competitiva e ter mais e melhor emprego, frisando que são esses os objetivos estratégicos definidos pelo seu Executivo relativamente ao próximo pacote de fundos comunitários.

Anexos:
2013.07.18-PGR-AudiênciaMinistroAdjuntoDesenvolvimentoReg.mp3

GaCS

Sem comentários: