domingo, 21 de julho de 2013

Vítor Fraga quer o contributo de todos em prol do desenvolvimento do turismo nos Açores

O Secretário Regional do Turismo e Transportes apelou, na noite deste sábado, na Vila de Capelas, ao contributo de todos: entidades públicas, privadas e  população em geral, em prol da valorização e do desenvolvimento do turismo  dos Açores.

Vítor Fraga, que falava na apresentação da II edição do Concurso de Fotografia Retratos do Norte, promovido pela Associação de Desenvolvimento Local Norte Crescente, destacou o papel destas entidades, assegurando que “o Governo Regional tem cooperado diretamente com estas associações, porque entendemos que o caminho se faz em conjunto”.
Através de iniciativas deste género, o governante considerou ser este “um dos caminhos a contribuir ativamente para que se faça uma promoção efetiva junto do universo potencial que nos pode visitar”.
Nesse sentido salientou que o “Governo dos Açores tem feito e continuará a fazer um caminho que não deixa ninguém para trás e quer que todos colaborem de uma forma ativa e pró-ativa, para o desenvolvimento da Região nomeadamente, para o desenvolvimento do sector do turismo”.
Em seu entender, o turismo pode ter um papel determinante ao nível local, sendo o indutor do progresso de outras atividades, designadamente, das agroindústrias, das pescas e dos serviços, e é dessa forma que tem de ser encarado.
Vítor Fraga é de opinião que há duas áreas em que os Açores podem ser fortemente competitivos ao nível da exportação: o turismo e a tecnologia.
Atualmente, avançou o Secretário Regional do Turismo e Transportes, “entramos num novo tempo e temos que planear esse tempo, e é nesse seguimento que iremos desenvolver um Plano Estratégico para o período 2014/2020 e para esse plano estratégico pretende-se que haja a contribuição de todos”.
Para além do plano, o governante lembrou, ainda, a campanha das famílias, em que todas as entidades privadas e públicas foram convidadas a participar mas lamentou que ainda haja entidades que preferem jogar política e partidariamente, numa perspetiva de valorização interesseira e não contribuindo para o crescimento sustentável de um sector que poderia trazer mais-valias para todos.
Contudo, reafirmou o Secretário Regional do Turismo e Transportes “da parte do Governo dos Açores haverá sempre a abertura para todos aqueles que queiram contribuir de uma forma ativa, empenhada, para o desenvolvimento da Região. Podem juntar-se a nós, para construirmos esse caminho”. 

Anexos:
2013.07.20-SRTT-ConcursoFotografiaNorte.mp3
GaCS

Sem comentários: