quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Apoios do Governo Regional às exportações de produtos açorianos duplicam este ano

O Vice-Presidente do Governo dos Açores considerou “muito positivos” os dados relativos aos apoios concedidos pelo Executivo à exportação de produtos regionais, considerando o "importante objetivo" de substituir, "cada vez com maior expressão, as importações pelas exportações”.

Em resultado do Sistema de Apoio à Exportação de Produtos Açorianos, com o objetivo de alargar a base económica de exportação e internacionalizar as empresas regionais, o Governo dos Açores já concedeu, só nos primeiros sete meses deste ano, 1,4 milhões de euros de apoio às exportadoras de produtos açorianos.

“Estes dados representam um significativo aumento das exportações açorianas, na medida em que nos primeiros sete meses de 2013 o apoio concedido foi já cerca do dobro do valor registado em 2011 e, a manter-se o atual ritmo de crescimento, podemos perspetivar que, em 2013, esse apoio irá triplicar em relação ao ano passado”, afirmou Sérgio Ávila.
“São indicadores muito positivos, que registamos com muito agrado e que indiciam um aumento muito significativo das exportações açorianas, na sequência do trabalho que temos vindo a realizar para incrementar as nossas exportações”, salientou o Vice-Presidente do Governo Regional.
Esse reforço encontrou boa recetividade do setor empresarial dedicado à exportação, o que correspondeu a um aumento substancial dos apoios concedidos nos últimos anos, que passaram de 776 mil euros em 2011 para 889 mil euros em 2012 e 1,4 milhões de euros só até ao mês de julho deste ano.
De assinalar também um número crescente de empresas a concorrer a este sistema de apoio, as quais foram 36 em 2011 e, desde o início deste ano, já apresentaram candidaturas 44 empresas.
Para Sérgio Ávila, “é fundamental incorporar maior valor acrescentado à produção regional e alargar a base económica da exportação a produtos que se revelem estratégicos para o desenvolvimento dos Açores”.
“Exportar mais e melhor provoca um efeito multiplicador na criação de riqueza na região, substituindo com evidentes vantagens as importações e estimulando setores emergentes na área da produção, da transformação e da diversificação”, frisou o Vice-Presidente.
O apoio às exportações de produtos açorianos reveste a forma de subvenção financeira a fundo perdido, mediante a comparticipação sobre as despesas elegíveis, com a aplicação de taxas de 90% para os operadores estabelecidos nas ilhas de Santa Maria, Graciosa, São Jorge, Pico, Faial, Flores e Corvo e 75% para os operadores estabelecidos nas ilhas de São Miguel e Terceira.
Os principais parceiros comerciais dos beneficiários deste regime de ajudas são constituídos por Itália, Espanha e Holanda, que absorvem, no seu conjunto, cerca de 50% da totalidade dos apoios concedidos.
Por outro lado, os apoios concedidos para operações que têm como destino o restante território nacional, constituído pelo Continente e pela Madeira, representam já uma importância assinalável, situando-se próximo dos 25% dos subsídios atribuídos.
Uma outra componente não menos importante tem sido o apoio à comercialização intrarregional que, já em 2012, registava um valor próximo dos 8% do total, o que representa uma cada vez maior reforço ao nível de substituição de importações, que é, de resto, também um dos objetivos deste programa.
Muito embora com uma expressão mais reduzida, há que assinalar a manutenção e, em alguns casos, o reforço de alguns mercados, designadamente Estados Unidos da América, Canadá e Cabo Verde.

Anexos:


GaCS

Sem comentários: