sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Apoios à habitação são “ferramenta importante de inclusão social”, afirma Piedade Lalanda

A Secretária Regional da Solidariedade Social considerou hoje que os apoios à habitação são “uma ferramenta importante de inclusão social e de combate à pobreza”.

Piedade Lalanda falava na assinatura de um protocolo de cooperação com a Casa do Povo de Arrifes, em Ponta Delgada, para apoio à recuperação e requalificação de habitações degradadas, num montante superior a 41 mil euros.

“É numa lógica de confiança mútua e, sobretudo, de espírito de parceria que esses protocolos são assinados”, frisou, acrescentando que estas iniciativas são ainda importantes contributos para “descentralizar pequenos apoios para as famílias que não tem capacidade de executar essas pequenas obras nas suas casas” e que podem assim ver concretizadas obras como reparação de telhados, janelas, portas, acessos ou casas de banho.

Para a Secretária Regional, outro dos aspetos “extremamente importante” deste tipo de protocolo é o facto de permitir “estimular a participação dos próprios beneficiários dos apoios, das famílias que são objeto desta colaboração tripartida - família, Governo Regional e Casa do Povo, na intervenção na sua própria a casa”, salientando que “há competências nas famílias que podem ser capitalizadas com este tipo de intervenção”.

Piedade Lalanda assegurou ainda o apoio do Executivo açoriano em matéria de recuperação de habitação degradada de particulares e de edifícios património da Região, conforme consta da Carta Regional de Obras Públicas.

Recentemente, o Governo dos Açores assinou com a Cáritas de São Miguel um protocolo de cooperação semelhante para apoio à recuperação de habitação degradada.


Anexos:
2013.08.23-SRSS-ProtocoloCasaPovoArrifes.MP3
GaCS

Sem comentários: